O mercado de seguros de pessoas (que englobam seguros prestamistas, educacionais, vida individual e em grupo, entre outros produtos) movimentou R$ 15,7 bilhões em prêmios em 2010. O segmento cresceu 14,9% na comparação com os R$ 13,6 bilhões registrados no mesmo período do ano anterior.
Segundo a Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), o seguro de vida em grupo acumulou R$ 7,8 bilhões em 2010, alta de 8,5%. Já o seguro de vida individual fechou o período com R$ 1,1 bilhão em prêmios, expansão de 36,89% frente aos R$ 835,7 milhões somados no ano anterior.
Segundo o balanço da Fenaprevi, o seguro prestamista, por sua vez, movimentou R$ 3,3 bilhões em prêmios no acumulado e expandiu 24,94%. O maior volume de vendas do prestamista deve-se ao aumento de renda e oferta de crédito, principalmente para as classes C e D, que estão tendo mais acesso ao consumo.
No ano de 2010 o seguro de acidentes pessoais coletivo cresceu 18,08% e movimentou R$ 2,5 bilhões no período. O seguro turístico, por sua vez, acumulou R$ 33,5 milhões de janeiro a dezembro de 2010, alta de 117,5% na comparação com o ano de 2009.
Os números consolidados no balanço têm como base as informações coletadas pela Susep (Superintendência de Seguros Privados). O levantamento não inclui o VGBL, considerado para esse fim como plano de caráter previdenciário, por possuir cobertura por sobrevivência.
Sinistro
Em relação ao sinistro, as seguradoras desembolsaram R$ 4,8 bilhões no acumulado de janeiro a dezembro de 2010. No mesmo período do ano anterior foram R$ 4,4 bilhões. O sinistro retido é o equivalente ao sinistro pago na integralidade, menos desconto de cosseguro cedido, resseguro cedido e outros descontos, mais retrocessão aceita.
Ranking
Quanto ao ranking das seguradoras no acumulado de janeiro a dezembro a Bradesco ocupa o primeiro lugar, com 17,29%; seguida pela Itaú (15,06%); Companhia de Seguros Aliança do Brasil (10,35%); Santander (8,97%); Mapfre (7,32%); HSBC (4,45%); Metropolitan Life Seguros e Previdência (4,04%); Caixa (3,65%), Tokio Marine (2,90%) e SulAmérica (2,72%). Outras seguradoras representaram 23,25% dos prêmios de seguros. Foram considerados, para este ranking, as holdings.
Resultado Mensal - Dezembro 2010
Em dezembro de 2010, o mercado de seguros cresceu 15% na comparação com o ano anterior e arrecadou R$ 1,4 bilhão em prêmios. O seguro prestamista movimentou no período R$ 346,8 milhões, alta de 45,7%. Já o seguro educacional, na comparação com o ano anterior evoluiu 37% e fechou o ano com R$ 1,6 milhão frente a R$ 1,2 milhão registrado no ano anterior.
No mês o seguro de acidentes pessoais individuais registrou R$ 27,5 milhões em prêmios de seguros, expansão de 31,5% frente aos R$ 20,9 milhões arrecadados no mesmo período do ano anterior. O seguro de vida individual também obteve bom desempenho no período. Movimentou R$ 115,1 milhões frente aos R$ 92,4 milhões em 2009.
Evolução dos seguros de pessoas na década
O volume de prêmios do mercado de seguros de pessoas aumentou 257% na década, passando de R$ 4,4 bilhões, em 2001, para R$ 15,7 bilhões, em 2010. A taxa média de crescimento do setor foi, assim, de 15,18% ao ano.
Segundo estudo da Kantar, realizado para a Fenaprevi, atualmente o seguro de vida tem presença maior nas classes A e B da população brasileira. O produto está presente em 18% dos lares da classe AB. Na classe C o índice de penetração do produto é de 6% e de 2% nas classes D e E.
“O seguro de vida é produto prioritário para as pessoas que buscam proteção financeira para o futuro e para a sua família. É a garantia de que na ausência ou incapacidade do responsável pela família os indivíduos do lar terão um suporte para reorganizar a vida”, diz Marco Antonio Rossi, presidente da Fenaprevi. Para o executivo, o desafio é impulsionar adequadamente os canais para oferecer o seguro para todas as classes de renda.
J.N.
Revista Apólice