Ultima atualização 21 de fevereiro

Hospital Nsa. Sra. De Lourdes inaugura centro cirúrgico

O Hospital Nossa Senhora de Lourdes inaugura, no próximo dia 24 de fevereiro, seu novo Centro Cirúrgico, em evento que marca o final de seu projeto de ampliação. O novo espaço ocupa o terceiro e quarto andares do hospital, com uma área total de 1.780 m². O local conta com 15 salas, sendo duas inteligentes, todas integradas a uma central de suprimentos.
Nas salas inteligentes há equipamentos que funcionam por comando de voz, monitores de vídeo com resolução Full HD (a mesma dos vídeos blu-ray), câmeras para a realização de videoconferências, registro de imagens e áudio das cirurgias, dispositivos para transmissão de imagens, tais como laudo de exames (através da tecnologia PACS), entre outras novidades. Todas as salas também são supervisionadas por meio de uma central que monitora a situação de cada uma, através de câmeras instaladas para esse fim.
“O projeto arquitetônico do nosso Centro Cirúrgico, feito pelo Dr. Domingos Fiorentini é excepcional em termos de funcionalidade e conforto”, afirma Luis Augusto Sinisgalli, ex-diretor técnico do Hospital Nossa Senhora de Lourdes, atual membro do Conselho Consultivo do hospital e idealizador da obra. “Posso garantir que nosso padrão de qualidade equipara-se aos dos melhores centros cirúrgicos do Brasil e mesmo do exterior”, diz Sinisgalli.
De acordo com o cirurgião, as salas foram especialmente projetadas para realização de procedimentos de alta complexidade, até mesmo transplantes inter vivos, mas podem ser utilizadas para qualquer tipo de cirurgia. Além disso, todos os equipamentos são suspensos, permitindo mobilidade total para os cirurgiões, assistentes, anestesistas e corpo de enfermagem.

Central de suprimentos
O fornecimento de suprimentos também é diferenciado no novo Centro Cirúrgico. Medicamentos, instrumentos cirúrgicos e materiais utilizados durante as cirurgias agora ficam armazenados em uma central de abastecimento localizada em um corredor central e interligada a todas as salas.
Antes de cada procedimento, um carrinho especial é carregado com os instrumentos e materiais necessários para o procedimento e é levado para a sala cirúrgica. Se, durante a cirurgia houver necessidade de mais material ou medicamentos, o pedido é feito para os assistentes de farmácia, que ficam em estações de trabalho na própria central de suprimentos, e eles atendem os pedidos através de portas-guichê.
“Esse sistema inovador de fornecimento de suprimentos evita que um técnico de enfermagem saia da sala cirúrgica apenas para buscar um medicamento e deixe o cirurgião com um auxiliar a menos”, observa o Domingos Fiorentini. “Isso também agiliza a entrega dos materiais”. De acordo com o arquiteto, o Hospital Nossa Senhora de Lourdes é pioneiro no Brasil no uso de uma central de suprimentos desse tipo. O modelo do novo Centro Cirúrgico baseia-se em hospitais dos EUA e Canadá.
O novo local conta ainda com sala de Recuperação Pós-anestesia, dotada de 17 leitos.
Os equipamentos instalados no espaço são da marca americana Stryker e o mobiliário da marca alemã Maquet.

Conforto médico
Uma sala de estar com piso de tábua corrida, sofás e poltronas e TV de plasma está à disposição do corpo clínico do Hospital Nossa Senhora de Lourdes no quarto andar do prédio novo. Projeto do arquiteto Domingos Fiorentini, o novo conforto médico ocupa uma área de cerca de 300 m² e possui dois vestiários (masculino e feminino) com armários, sanitários e duchas, sala de estar e dormitório de repouso dos plantonistas, além de uma pequena copa. O espaço reservado aos médicos também tem acesso direto ao novo Centro Cirúrgico.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock