Ultima atualização 05 de janeiro

Estudo alerta para a distribuição de bagagem nos veículos de passeio

A Fundación Mapfre, por meio de seu Instituto de Segurança Viária, na Espanha, realizou um estudo denominado “A bagagem e sua influência na condução de veículos” para esclarecer e proporcionar informações técnicas sobre a distribuição de carga nos carros de passeio. Em 2010, a instituição trouxe para o Brasil esse estudo (publicado em português) com algumas adaptações às condições brasileiras, principalmente quanto às normas de circulação viária definidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), coordenador do Sistema Nacional de Trânsito e órgão máximo normativo e consultivo.
O objetivo da instituição é difundir conhecimento e cultura com relação à segurança viária. Neste contexto, o estudo apresentado alerta para a distribuição consciente de bagagens automóveis, além dos cuidados que os ocupantes de veículos podem adotar para evitar eventuais lesões decorrentes do deslocamento de carga.
Um dos detalhes importantes do levantamento aponta que sobrecarregar um veículo acarreta não somente num maior consumo de combustível, mas também no desgaste prematuro das partes móveis de diversos componentes mecânicos. Esta situação pode colocar em risco a segurança dos ocupantes, já que um aumento de peso implica em uma mudança no comportamento dinâmico do veículo.
Outro fator preocupante destacado na análise diz respeito aos animais de estimação. No caso de um ocupante carregar um animal de estimação no automóvel, é obrigatório criar uma separação física entre o condutor e o animal. Diversos estudos realizados por empresas de pesquisa sobre acidentes demonstram que os animais podem provocar distrações, interferir nos comandos do carro ou impedir a visibilidade do condutor.
Pneus e objetos soltos dentro do veículo também são citados no estudo. Os objetos, por exemplo, que diariamente passam despercebidos à atenção dos motoristas e ocupantes dos carros, podem se tornar “instrumentos fatais” em caso de uma colisão frontal. Já o pneu é considerado o elo entre o veículo e a estrada e, por isso, segundo a orientação dos pesquisadores, requer do responsável pelo automóvel a atenção necessária na hora de viajar com o carro carregado. A análise ressalta que nem todos os pneus são feitos para suportar o mesmo peso, nem tampouco a mesma velocidade, já que os fabricantes de automóveis homologam para cada modelo um tipo certo de pneu.
Para a diretora da Fundación Mapfre no Brasil, Fátima Lima, “além de sua relevância científica, o estudo auxilia os motoristas com o esclarecimento de dúvidas e dicas gerais com cuidados para si e para o próximo”. Segundo a executiva, “a publicação desse estudo tem como intuito disseminar informações que possam oferecer à sociedade conhecimentos para aumentar as condições de segurança viária”.

J.N.
Revista Apólice

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