A Cardif Brasil, empresa de seguros do BNP Paribas, está investindo em projetos de Responsabilidade Social. Os cinco pilares da companhia, Empregabilidade, Meio Ambiente, Envolvimento Comunitário, Empreendedorismo Social e Seguro Responsável, norteiam os trabalhos e as ações desenvolvidas pela Cardif Brasil, que acaba de consolidar uma parceria com a Ong ADD (Associação Desportiva para Deficientes). A empresa apoia o projeto Cesta de Três, organizado pela instituição, que há 13 anos em atividade atende mais de 10 mil pessoas com deficiência.
O Cesta de Três recebe 120 crianças e adolescentes, entre 6 e 18 anos, com deficiência física. O objetivo da ação é promover a inclusão por meio de atividades esportivas como o basquete e a natação. “Temos conhecimento das ações desenvolvidas pela ADD e do comprometimento da organização com seus projetos de inclusão, direcionados às pessoas com deficiência. A atuação da ONG é alinhada com a missão, os valores e a gestão diferenciada da Cardif Brasil, de superação e renovação constantes. Assim, decidimos apoiar a ADD nesse importante projeto”, afirma Cynthia Jobim, superintendente de RH e Responsabilidade Social da Cardif Brasil.
Atualmente, a Cardif Brasil também possui parceria com a Carbon Footprint, para a realização do controle trimestral da emissão de carbono no meio ambiente. Em 2008, a companhia começou a adotar ações dentro da própria empresa, o que estimulou, inclusive, a educação ambiental dos colaboradores. Foi realizada a troca de monitores de computador por modelos com menor consumo de energia, a reciclagem de papel em parceria com cooperativas locais, o desligamento automático de computadores e monitores, além da instalação do sensor de presença nos banheiros, para acionamento e desligamento automáticos da iluminação, e da adoção de impressão por meio de senha.
A Cardif Brasil ainda realiza doações para o Grupo de Assistência Social Bom Caminho, que desenvolve ações sociais com nove comunidades carentes em todo o País, e para os Doutores da Alegria, uma organização não-governamental que tem como missão promover a experiência da alegria junto a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais da saúde.
A companhia também coordena o projeto Jovem Aprendiz, com o apoio do Cepro (Centro de Ensino Profissionalizante Rotary), direcionado aos alunos da rede pública de ensino, e o Programa de PCD?s Serasa Experian, que atua com pessoas com deficiência. Ambos têm o objetivo de capacitar e promover a inclusão dos jovens profissionais no mercado de trabalho, em um ambiente corporativo saudável.
Para o próximo ano, a Cardif Brasil focará em novas parcerias, seguindo suas estratégias de Responsabilidade Social. ?Em 2011, o objetivo é ampliar as boas práticas que já estão sendo desenvolvidas. Além disso, focaremos na aproximação cada vez maior da Cardif Brasil com a ADD para reforçar essa parceria e na realização de novas uniões com outras associações, ampliando assim o leque de projetos apoiados pela companhia. Nossa intenção é estar sempre presente, criando e reforçando vínculos, inclusive de nossos funcionários com as instituições?, comenta a superintendente da Cardif Brasil.
A.B.
Revista Apólice