Ao se tratar da proteção de um Shopping Center, em especial quanto a eventos que podem ser garantidos por apólices de seguros, têm-se junto ao mercado segurador um universo de modalidades, as quais podem ser contratadas desde a construção até a atividade final deste empreendimento.
Para a fase de construção, o seguro de Riscos de Engenharia garante as perdas e danos ocorridos com o empreendimento, e que pode vir a causar perdas e danos parciais ou totais do investimento ou com as pessoas que estejam envolvidas na obra. Pode-se também agregar a este seguro a cobertura para perdas e danos causados a terceiros, este último através da cobertura de Responsabilidade Civil. Com o agrupamento de cinco ou mais funcionários, pode-se ainda contratar seguro em grupo de vida, saúde, e odontológicos.
Já com o empreendimento em plena atividade, tem-se o Seguro Empresarial, para garantir as perdas e danos ao empreendimento, também com a possibilidade da contratação do seguro de Responsabilidade Civil, neste caso com diversas subdivisões, que podem e devem ser contratadas como complemento aos diversos riscos que os transeuntes estão expostos, principalmente pelo movimento acentuado de pessoas.
Devido à concentração de diversos tipos de comércio e serviços oferecidos num mesmo lugar, este seguro vem garantir, por exemplo, danos decorrentes de intoxicação alimentar, realização de eventos, a guarda de veículos de terceiros e até aos causados aos próprios funcionários.
É importante lembrar que o seguro do Shopping Center abrangerá somente ao que for de propriedade deste, das áreas comuns e suas conseqüentes responsabilidades. Neste sentido é fundamental a exigência de que os locatários ou proprietários das lojas, quiosques, restaurantes ou quaisquer outras ocupações contratem também seguro para aquele espaço e conteúdo, assim como o seguro de responsabilidade civil, principalmente no caso dos que comercializam alimentos, tomando a precaução de garantir os danos decorrentes de intoxicação alimentar.
Existe ainda o seguro de fiança locatícia, que garantirá ao Shopping Center a cobertura por inadimplência no pagamento de aluguéis. Este universo de modalidades de seguro pode ser ampliado, através de uma análise mais detalhada dos tipos de serviços que o Shopping Center oferecerá aos seus clientes e visitantes, incluindo na análise da região de localização.
Aderbal Amaro é diretor Técnico da Bergus Corretora de Seguros