Ultima atualização 15 de setembro

Burocracia atrapalha entrada de resseguradoras no país, afirma especialista em tributos

A abertura do mercado de Resseguros do Brasil em 2008 foi uma grande chance de empresas estrangeiras instalarem suas operações no país. Mas a burocracia do processo de autorização para atuar em território nacional freou a entrada de novas empresas do setor e, consequentemente, atrasou o incremento da capacidade das seguradoras nacionais.
Em dois anos, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) autorizou 90 resseguradoras ? locais, eventuais e admitidas – a atuarem no mercado de Resseguros brasileiro que, até então, era monopolizado pelo Instituto de Resseguros do Brasil- IRB.
Para o advogado do escritório Pellon & Associados, Nijalma Cyreno, a alta carga de tributos do Brasil acaba afastando investimentos estrangeiros. Especialista em tributos, Cyreno foi um dos responsáveis pela autorização da suíça Glacier Reinsurance junto à Susep, concedida após quatro meses de trabalho.
?Nem a burocracia e a tributação brasileiras são atraentes para investidores estrangeiros. Hoje são cerca de 80 tributos, entre impostos, taxas e contribuições. O empresário, assim que chega ao país, ainda não sabe se vai ter lucro ou prejuízo e, mesmo assim, já está sendo tributado diretamente na sua receita. Certamente esse cenário o faz pensar duas vezes antes de trazer sua empresa para o Brasil?, explica o advogado.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock