Ultima atualização 09 de agosto

Rastreador é alternativa para coibir roubo de veículos

De acordo com estudo realizado recentemente pela CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais), os donos de carros e motos populares devem ficar atentos, pois foram os principais alvos de furtos e roubos entre os meses de janeiro e junho deste ano. O Volkswagen Gol encabeça a lista dos 191.347 veículos furtados ou roubados neste período, com 21.907 sendo alvos deste tipo de crime. Na lista figuram também veículos como Uno, Corsa, Parati e motos de baixas cilindradas.
O uso de rastreadores é uma alternativa eficiente e barata para o proprietário minimizar o risco de perder o bem. “Hoje, no mercado, o preço dos rastreadores varia entre R$ 700 e R$ 800. Além disso, algumas seguradoras concedem descontos de até 25% do valor total da apólice para quem tem um rastreador instalado no veículo”, afirma o presidente da SIM Rastreamento Automotivo, Luiz Felipe Vaz Barros. A empresa disponibiliza para o mercado rastreadores para veículos e motocicletas de todas as cilindradas.
Os equipamentos possuem uma tecnologia de rastreamento e monitoramento, que une telefonia celular GPS-GSM/GPRS, desenvolvida pela própria companhia. O usuário pode verificar a localização do veículo via web ou por meio de um aparelho de telefone celular, 24h por dia.
Em caso de roubo, a operadora realiza todos os procedimentos de atualização e monitoramento do veículo e em poucos minutos informa a localização para o cliente. A empresa efetua o bloqueio, caso necessário, e envia uma equipe de apoio até o local, para aguardar a chegada da polícia.

Dispositivo antifurto
A Resolução 245/2007 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e a Portaria 253/2009 do Denatran previa a obrigatoriedade da instalação do dispositivo antifurto a partir do dia 1º de julho de 2010. O cronograma sofreu alteração e a data foi adiada para o dia 1º de setembro. Todos os carros zero quilômetro já sairão de fábrica com o equipamento. Como conseqüência da massificação causada pela obrigatoriedade do dispositivo em veículos novos, o preço dos rastreadores para os veículos seminovos podem sofrer uma considerável redução.
“Acreditamos que esse preço cairá quando as medidas passarem a vigorar. A produção em série do aparelho trará uma redução de até 50% do valor do equipamento”, diz Barros. De acordo com o executivo, o Brasil possui hoje cerca de 1,4 milhão de veículos equipados com rastreadores. Esta base foi construída em 15 anos de mercado. Com a norma a tendência é de que a cada ano entrem em serviço mais de 1 milhão de novos veículos que serão ativados.
“O rastreador vem exatamente para proporcionar um aumento no índice de recuperação de veículos e isso tem impacto direto no valor da apólice”, conclui o presidente.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock