O Grupo Mapfre, com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, premiará cinco escolas que desenvolverem ações ambientais exemplares após visitarem o Villa Ambiental, espaço do projeto Criança Ecológica, no Parque Villa-Lobos. Denominado “I Prêmio Mapfre de Educação Ambiental”, podem participar da iniciativa, que visa ampliar o raio de ação do programa, dando continuidade ao tema para além dos limites do parque, as escolas que já visitaram ou que visitarem o programa até o dia 31 de agosto.
Para participar, as turmas devem desenvolver uma ação ambiental exemplar em suas respectivas escolas. Todo o material deve ser enviado até o dia 30 de setembro deste ano. A banca julgadora avaliará a temática, a inovação e criatividade, o alcance, a continuidade e o resultado alcançado nas ações inscritas. Os vencedores ganharão uma filmadora, uma tela de projeção e um projetor multimídia para a escola, um notebook para uso dos professores e conjuntos de desenho e pintura para os alunos (máximo de 45 alunos por turma).
De acordo com a diretora de Sustentabilidade do Grupo Mapfre, Fátima Lima, o prêmio visa incentivar e contribuir com o aprendizado das crianças, proporcionando conhecimento e fortalecendo a importância das atividades sócio-ambientais. “Essas ações são de suma importância para o processo de mudança de hábitos e conceitos em prol do meio ambiente e da preservação do Planeta”.
O Villa Ambiental foi elaborado por meio de uma parceria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo com a Mapfre e integra o Programa Criança Ecológica, ação idealizada pela Secretaria, que desenvolve diversas campanhas com as crianças e aborda questões importantes para a preservação do planeta, como água, fauna e flora, poluição e aquecimento global.
O espaço está estruturado dentro do Parque Villa-Lobos, em São Paulo, e trata da questão ambiental com uma abordagem diferenciada, com pedagogia elaborada a partir de ferramentas de aprendizado da educação ambiental, permitindo aos estudantes de 8 a 10 anos o desenvolvimento de atividades lúdicas e dinâmicas. Desde seu lançamento, em março de 2009, o projeto já recebeu mais de 10 mil crianças e 3 mil adultos, entre pais, professores e acompanhantes.
As ações são desenvolvidas com a finalidade de promover a consciência sobre a sustentabilidade, visando a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida. Além disso, o projeto fornece aos alunos ensinamentos interativos por meio de recursos cenográficos, garantindo maior vivência e proximidade dos estudantes com todo o projeto.
A entrega do prêmio ocorrerá no dia 18 de novembro de 2010.
A.B.
Revista Apólice