A I4PRO – Insurance for Professionals participará da “Missão Empresarial do Brasil – Canadá”, entre os dias 22 e 24 de setembro. O evento será realizado em Toronto (CAN) e conta com o apoio dos Ministérios das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), além da Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.
A missão será chefiada pelo secretário-executivo do MDIC, Ivan Ramalho, e terá como foco principal rodadas de negócios, onde empresas brasileiras se encontrarão com potenciais compradores locais, que serão identificados e selecionados por empresa parceira local especialista em “matchmaking”.
Mauricio Ghetler, diretor comercial e de Marketing da I4PRO, apresentará alguns trabalhos realizados no Brasil – em especial o case na filial brasileira da Fairfax, cuja sede se encontra no Canadá – a alguns executivos responsáveis pelo processo de implantação de novas soluções de TI na área de seguros.
“Este tipo de encontro é fundamental para avaliarmos a aceitação de um fornecedor brasileiro junto aos tomadores de decisão canadenses e que elementos faltam estruturar para a distribuição de nossos produtos e serviços naquele país”, considera Ghetler.
Ainda de acordo com ele, o Canadá – uma das 10 maiores economias mundiais – passou praticamente ileso pela crise financeira dos últimos anos e representou em 2009 pouco mais que o dobro do mercado segurador brasileiro. “Este fato merece nossa atenção sob qualquer ótica”, afirma o executivo.
Ghetler acredita que a experiência e o modelo de atuação no mercado brasileiro pode ser adotado em outros países, já que os softwares da I4PRO são utilizados por seguradoras de vários portes, em diversos ramos ou carteiras, e podem ser encontrados em versões multilíngua e moeda, o que facilita sua implementação.
O Canadá é um exemplo de mercado sofisticado e multicultural, que proporciona abertura a terceiros países e representa amplas oportunidades para empresas brasileiras. Segundo dados da OMC, entre 2004 e 2008, o Canadá atingiu a classificação de 5º maior país importador do mundo, e em 2009, as importações (CIF) canadenses atingiram US$ 255,3 bilhões.
O mercado canadense possui grande relevância não apenas pelo alto poder aquisitivo de seus 34 milhões de habitantes, mas também, pelo acesso preferencial aos mercados norte-americano e mexicano, com cerca de 350 milhões de consumidores.
J.N.
Revista Apólice