Orientação em um momento delicado, buscando o melhor resultado é o conceito principal do Programa de Acompanhamento de Internados (API), que a AxisMed - Gestão Preventiva criou tanto para o mercado corporativo quanto de planos de saúde. A Fundação Sistel é a primeira entidade a contar com o novo programa e passa a disponibilizar aos seus assistidos, usuários do plano de saúde da entidade, o suporte de uma equipe de saúde multidisciplinar - formada por enfermeiros, médicos, psicólogos e nutricionistas, entre outros - em períodos pós-operatórios ou após internações. O objetivo é acompanhar os pacientes, inclusive após a alta, fornecendo todas as informações necessárias para a melhor recuperação.
“A ideia é que as pessoas que passaram por cirurgia ou precisaram ficar internadas por algum motivo não tenham dúvidas sobre a prescrição médica ou o que pode e o que não pode fazer no período de recuperação”, explica Fábio Abreu, diretor executivo da AxisMed.
Mais de 40 mil pessoas associadas ao plano da Sistel, entre dependentes e titulares, já poderão ser beneficiadas pelo programa. O suporte começa a partir do momento em que as informações sobre a cirurgia ou internação chegam à AxisMed. “No mesmo dia, entramos em contato com os associados para confirmar o dia da internação ou do procedimento cirúrgico e já dar desde o primeiro instante toda orientação”, explica Solange Malentachi, da equipe de Inteligência em Saúde da empresa.
O programa ajudará o paciente e seus familiares a entender, por meio de contatos telefônicos realizados pela equipe multidisciplinar, todas as informações passadas pelo hospital e os orientará nos cuidados necessários para o restabelecimento total da saúde. Associado e família poderão contar também com uma linha 0800, 24 horas por dia, até 30 dias após a alta hospitalar, para esclarecer dúvidas ou relatar problemas.
Para as empresas responsáveis pelos planos de saúde (no caso, a Sistel), o programa ajuda a evitar novas internações por recaída ou problemas pós-cirúrgico graças ao incentivo e orientação aos pacientes para cumprir corretamente as prescrições médicas passadas no hospital no momento da alta hospitalar. O API também tem o objetivo de melhorar a satisfação dos usuários com os planos de saúde, pois permite às empresas e operadoras monitorar a qualidade das internações hospitalares e dos serviços prestados ao oferecer um acompanhamento próximo no período de recuperação.
J.N.
Revista Apólice