Ultima atualização 24 de maio

Brasil e o mundo vivem processos de concentração de negócios e empresas

O presidente do Conselho de Administração da Mongeral Aegon, Nilton Molina, disse em palestra no dia 13 de maio, em Porto Alegre, que o brasileiro não tem subscrito seguro de vida individual e que este mercado representa hoje apenas 0,04% do PIB no País. “Esse mercado que está absolutamente disponível e é enorme, está sendo observado pelos grandes investidores internacionais”, afirmou o executivo.
“Estamos vivendo uma fase boa, com 30% de crescimento ao ano, como especialistas em seguro de vida e previdência”, acrescentou Molina. Ele ainda destacou que o Brasil e o mundo passam por um processo de concentração, em todos os segmentos. No caso brasileiro, os bancos e as seguradoras são as demonstrações mais evidentes desse processos. Por isso, de acordo com ele, as organizações independentes precisam encontrar o seu caminho e não tentarem disputar com os grandes conglomerados.
Para o executivo, o seguro de vida individual não se vende no balcão do banco, na farmácia, na loja de varejo ou mesmo na internet. “Precisa ser especialista para fazer a venda consultiva”, defendeu. Segundo Molina, o desafio hoje é formar os recursos humanos de seguradoras e corretores independentes, a fim de conseguir aumentar a participação no mercado dos seguros de vida e previdência individuais.
As declarações foram apresentadas durante a palestra do executivo no almoço mensal do Sindicato das Seguradoras - Sindseg-RS, num evento que contou com a presença de mais de cem representantes do mercado segurador gaúcho, com o tema “Uma Visão Geral sobre os negócios de seguros de vida e previdência no Brasil”.
O presidente do Conselho de Administração da Mongeral Aegon falou também de uma pesquisa onde mais de 75% das pessoas entrevistadas admitiram ter seguro, mas não ter ideia de qual é o seguro e suas coberturas. A maioria declarou que adquiriu o produto em bancos, no varejo, em farmácias, postos de gasolina e outros da espécie e apenas uma minoria comprou com um corretor de seguros.
Segundo ele, “no mercado internacional o que há de mais nobre são as apólices individuais de seguro de vida, apólice que o segurado pode vendê-la, resgatá-la ou mesmo dar em garantia de um empréstimo”. No Brasil, o volume de prêmios em apólices de seguros de vida individuais correspondeu em 2009 a apenas R$ 800 milhões, frente a um faturamento global do setor de cerca de R$ 100 bilhões.
Ele finalizou alertando que “está tudo por fazer, depende de nós entendermos este processo e fazer o nosso próprio trabalho de casa”.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock