O presidente do Conselho de Administração da Mongeral Aegon, Nilton Molina, disse em palestra no dia 13 de maio, em Porto Alegre, que o brasileiro não tem subscrito seguro de vida individual e que este mercado representa hoje apenas 0,04% do PIB no País. “Esse mercado que está absolutamente disponível e é enorme, está sendo observado pelos grandes investidores internacionais”, afirmou o executivo.
“Estamos vivendo uma fase boa, com 30% de crescimento ao ano, como especialistas em seguro de vida e previdência”, acrescentou Molina. Ele ainda destacou que o Brasil e o mundo passam por um processo de concentração, em todos os segmentos. No caso brasileiro, os bancos e as seguradoras são as demonstrações mais evidentes desse processos. Por isso, de acordo com ele, as organizações independentes precisam encontrar o seu caminho e não tentarem disputar com os grandes conglomerados.
Para o executivo, o seguro de vida individual não se vende no balcão do banco, na farmácia, na loja de varejo ou mesmo na internet. “Precisa ser especialista para fazer a venda consultiva”, defendeu. Segundo Molina, o desafio hoje é formar os recursos humanos de seguradoras e corretores independentes, a fim de conseguir aumentar a participação no mercado dos seguros de vida e previdência individuais.
As declarações foram apresentadas durante a palestra do executivo no almoço mensal do Sindicato das Seguradoras - Sindseg-RS, num evento que contou com a presença de mais de cem representantes do mercado segurador gaúcho, com o tema “Uma Visão Geral sobre os negócios de seguros de vida e previdência no Brasil”.
O presidente do Conselho de Administração da Mongeral Aegon falou também de uma pesquisa onde mais de 75% das pessoas entrevistadas admitiram ter seguro, mas não ter ideia de qual é o seguro e suas coberturas. A maioria declarou que adquiriu o produto em bancos, no varejo, em farmácias, postos de gasolina e outros da espécie e apenas uma minoria comprou com um corretor de seguros.
Segundo ele, “no mercado internacional o que há de mais nobre são as apólices individuais de seguro de vida, apólice que o segurado pode vendê-la, resgatá-la ou mesmo dar em garantia de um empréstimo”. No Brasil, o volume de prêmios em apólices de seguros de vida individuais correspondeu em 2009 a apenas R$ 800 milhões, frente a um faturamento global do setor de cerca de R$ 100 bilhões.
Ele finalizou alertando que “está tudo por fazer, depende de nós entendermos este processo e fazer o nosso próprio trabalho de casa”.
J.N.
Revista Apólice