Ultima atualização 31 de maio

Brasil é o porto seguro de investimentos da Alemanha

Um dia de 24 horas parece ser pouco para os executivos da Allianz, maior seguradora da Europa, quando o assunto é o Brasil. ?Ser presidente da Allianz Brasil é a maior oportunidade que tenho na vida?, diz o chileno Max Thiermann, que há sete anos comanda a subsidiária brasileira e em junho completa 21 anos dedicados ao grupo alemão.
Uma das mais recentes conquistas da equipe comandada por Max foi obter, depois de mais de 45 dias de negociações, autorização para iluminar de verde e amarelo o Allianz Arena, considerado o melhor estádio do mundo desde que foi fundado há cinco anos. ?Isso nunca foi autorizado antes?, afirma Daniela Satake, executiva de comunicação e relações institucionais da Allianz Brasil.
O branco, cor original usada quando jogam times de outras partes do mundo, recebe apenas o tom vermelho do time campeão alemão, o Bayern, e o tom azul quando joga o TSV 1860, ambos acionistas do empreendimento juntamente com a Allianz, que tem como recompensa o direito de batizar com seu nome o estádio por 30 anos. ?É imensurável o valor do retorno para o grupo?, diz Thiermann.
Nesta segunda feira, no entanto, quando acontece o tradicional Encontro Brasil Alemanha 2010, o Allianz ficou canarinho. Parece um capricho. Mas quem conhece a cultura alemã e o quanto eles são tradicionais em manter as regras, sabe que este é um feito e tanto. Além do profissionalismo da equipe Allianz Brasil em conseguir tornar o Allianz Arena brasileiro por um dia, a condução da política econômica brasileira nos últimos anos foi imprescindível para tornar estas e outras parcerias internacionais uma realidade.
Assim como Max Thiermann estão outras centenas de executivos alemães e brasileiros. Pelos menos os 700 que estavam reunidos no antigo palácio real Residenz em Munique, Alemanha, neste domingo demonstraram enorme desejo de contribuir pela prosperidade da relação Brasil Alemanha. ?Em 2008 tivemos 20 delegações empresariais no Brasil. Em 2010 já são mais de 40?, disse Weber Porto, presidente da Câmara Brasil Alemanha de São Paulo em seu breve discurso durante o jantar Premio Personalidade Brasil Alemanha 2010.
São mais de 1,2 mil empresas alemãs no Brasil, empregando 250 mil pessoas. Nos últimos dez anos, elas investiram mais de US$ 10,3 bilhões no Brasil e nos primeiros quatro meses deste ano o volume já chega a US$ 5,8 bilhões, informou o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, homenageado como a personalidade do ano. ?A Alemanha é o maior investimento estrangeiro no Brasil e o quarto considerando-se todos os países do mundo?.
Do lado da Alemanha, o homenageado por contribuir para o estreitamento das relações dos dois países foi Bernd Pfaffenbach, secretário do Ministério da Economia e Tecnologia da Alemanha. ?O Brasil passou pela crise de forma muito melhor do que a Alemanha. Os bancos brasileiros pouco sofreram devido ao conservadorismo das aplicações e pelas rígidas regras de controle?, comentou.
Pfaffenbach disse estar disposto a continuar seus esforços para que os dois países permaneçam nesta trilha de prosperidade, ampliando as discussões em âmbito mundial. ?Vamos retomar as discussões Mercosul e União Europeia que estavam paradas há seis anos?, afirmou, recebendo uma onda de aplausos da plateia.
Em negócios, a Alemanha contabilizou mais de 14 bilhões de euros em 2009. Este valor representa 40% do volume comercial que a Alemanha tem na América Latina, sendo o Brasil o maior mercado. ?As empresas alemãs já representam 10% do PIB do Brasil?, acrescentou o ministro. ?O Brasil atrai as empresas alemãs como um imã?, disse o presidente da Câmara de Munique.
Este clima de otimismo deverá perdurar por um bom tempo. Estima-se que a Alemanha será responsável por aproximadamente 40% do investimento previsto de US$ 50 bilhões necessários para deixar o Brasil pronto para a Copa e para as Olimpíadas.
?São muitas oportunidades e elas estão em todos os setores da economia brasileira?, repete o presidente da Allianz Brasil, patrocinadora master do Encontro Brasil Alemanha 2010. ?E a Allianz vem se preparando a anos e está preparada para captar essas oportunidades e para criar novas frentes que tornem a relação entre os dois países ainda mais estreita?.

Viver Seguro

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock