A Vayon Insurance Solution Provider, empresa de negócio e TI voltada exclusivamente ao mercado segurador, oferece um sistema que gerencia a venda e contratação de seguros via torpedo SMS (Short Message Service). A plataforma, denominada on.iBusiness, facilita o trabalho dos corretores e automatiza o trabalho interno das seguradoras. Funciona da seguinte forma: o corretor envia para um determinado número (que pode ser da seguradora ou administrado pela Vayon) um torpedo com o CPF do cliente e o código do seguro que ele quer contratar.
?O CPF ajuda muito a simplificar todo o processo de captação e aceitação, porque através dele é possível obter todos os dados necessários do cliente, como data de nascimento, filiação, endereço, etc.?, explica Wladimir Chinchio, diretor de Operações da Vayon. A aceitação pode ocorrer de forma automática ou ser confirmada por uma central de atendimento que, tendo em mãos os dados, entra em contato com o cliente, valida as informações ou obtém outras como dados para cobrança, além de confirmar efetivamente a contratação do seguro.
Chinchio explica que a venda de seguros via SMS apresenta várias vantagens. ?O celular é amplamente difundido e o custo da captação é bastante baixo em comparação com outros cenários. O on.iBusiness dispensa a implantação de softwares, possibilitando assim o uso de modelos simples. Outra vantagem é a simplificação do processo de coleta de informações, sem comprometer sua qualidade?.
O uso da plataforma on.iBusiness incrementa em especial a distribuição de seguros massificados e microsseguros. ?A solução permite um modelo de negócio onde o corretor/agente pode abordar pessoalmente um público que, por outros canais, não tem acesso ao mercado segurador. Com apenas um celular e um catálogo de produtos de seguros, um corretor pode vender coberturas em feiras, igrejas, eventos, comunidades ou em qualquer outro lugar. Toda esta capilaridade é sem dúvida um grande diferencial para operações de massificados e microsseguros?, afirma o diretor.
Além de facilitar a venda de seguros, a utilização da plataforma on.ibusiness, via SMS/torpedo, facilita a vida do corretor, porque dá a ele uma série de outras possibilidades, como solicitar saldo de comissão, acompanhar subscrição, acompanhar sinistros e status de campanha de venda, entre outros serviços.
JN
Revista Apólice