O número de ocorrências de roubo e furto de veículos leves e pesados nos três primeiros meses do ano aumentou cerca de 10%, comparado com o mesmo período de 2009. A constatação é da Tracker do Brasil. Foram 860 chamados entre janeiro e março, contra 783 do ano anterior.
O levantamento mostra ainda que os eventos envolvendo carros leves foram os responsáveis por impulsionar os números para cima. Saltaram de 629 no primeiro trimestre de 2009 para 726 esse ano. Já os roubos e furtos de veículos pesados caíram 13%, de 154 chamados para 134. “As empresas de transporte de carga investem cada vez mais em segurança e gerenciamento de risco, por isso os eventos envolvendo caminhões começam a cair”, explica o diretor de Operações da empresa, Carlos Alberto Betancur.
Ele lembra ainda que o sucesso das recuperações está diretamente ligado à agilidade do cliente em avisar a rastreadora sobre o roubo ou furto. “Segundo estudos da Tracker, quando isso é feito em menos de uma hora do evento à Central de Operações, o índice de recuperação é em torno de 95%”, acrescenta Betancour.
JN
Revista Apólice