Ultima atualização 01 de abril

Planos de saúde representam 2,15% das reclamações, segundo dados do Procon

Ao contrário do que foi divulgado por empresas privadas (não oficiais de defesa do consumidor), o setor saúde como um todo representa 3,21% do total de 41.685 reclamações relacionadas no Cadastro de Reclamações Fundamentadas da Fundação Procon SP de 2009.
Naquela porcentagem estão incluídos não apenas planos de saúde, mas hospitais, empresas de produtos fisioterápicos, consultórios dentários e outras empresas da área. Portanto, somando exclusivamente as reclamações a planos de saúde com registro na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o índice cai para 2,15% do total de reclamações fundamentadas no Procon SP.
Conforme o cadastro de reclamações do Procon SP, as empresas de medicina de grupo representam apenas 1,76% do total de reclamações do ano passado. Somente do Estado de São Paulo, segundo dado do Caderno de Informação da Saúde Suplementar da ANS de dezembro de 2009, respondeu por 0,04 reclamações de planos de saúde a cada mil beneficiários no ano.
Em contrapartida, a última pesquisa sobre satisfação de usuário de planos de saúde, feita pela GfK – quarta maior empresa de pesquisa de mercado no mundo -, com mil entrevistados das classes A, B, C e D, em 12 capitais e regiões metropolitanas de todo o país mostrou que os planos de saúde receberam numa escala de zero a dez a nota média de 7,54. Além disso, dos entrevistados, 27% das pessoas com planos de saúde deram nota dez ao serviço.

A.B.
Revista Apólice

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