Ultima atualização 08 de abril

Mercado arcará com parte dos prejuízos ocasionados pelas chuvas no RJ

As seguradoras poderão arcar com parte dos prejuízos decorrentes da enxurrada ocorrida no Estado do Rio de Janeiro, conforme nota publicada pela Fenseg – Federação Nacional de Seguros Gerais. Para que estejam cobertos, os segurados devem ter adquirido “coberturas contra alagamento de residência, danos elétricos de eletrodomésticos e perdas por submersão total ou parcial de veículos em água doce, ramos mais propensos a ter a sinistralidade elevada nos próximos dias”, detalhou a entidade no texto.
Nos seguros de automóveis, os motoristas com apólice compreensiva de roubo, incêndio e colisão, têm garantia para perdas por submersão total ou parcial. Conforme determinação da Susep - Superintendência de Seguros privados , todos os planos básicos para seguro de carro – como cobertura contra colisão, incêndio e roubo – se responsabilizam também por esta proteção.
De acordo com a Fenseg, estão incluídas até “as despesas com o guincho para retirar o carro enguiçado e levá-lo para um local seguro ou para a oficina”. No entanto, o consumidor não poderá fazer os reparos por conta própria. A Fenseg explica que o cliente deverá aguardar a autorização da seguradora para fazê-los, pois um técnico da companhia de seguros avaliará, antes, se o veículo pode ser recuperado ou se o caso pode ser catalogado como perda total, isto é, quando o montante das despesas ultrapassa 75% do valor de automóvel. “Na maioria dos casos, quando o motor é atingido pelas águas, ocorre a perda total”, destaca a entidade.
Ainda segundo a Federação, os “segurados mais cautelosos poderão recuperar dos eventuais danos causados por alagamento em residência”. Esta cobertura, tal como a de danos elétricos, é facultativa nos pacotes habitacionais. “O consumidor precisa solicitar essas garantias na compra do seguro compreensivo de residência”, conclui a Fenseg.

Aline Bronzati
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock