Ultima atualização 30 de abril

Consultoria alemã abre filial no Brasil

Após 16 anos de existência, a Porsche Consulting GmbH, com escritório principal em Bietigheim-Bissingen (Alemanha), funda uma segunda filial. Após estabelecer a organização na Itália, a Porsche Consulting Brasil vem a ser a primeira representação da consultoria fora da Europa. “Graças a esta nova sucursal, estaremos muito mais próximos dos nossos clientes brasileiros e sulamericanos e agora temos a possibilidade de explorar diretamente este mercado tão interessante. Como especialistas experientes em otimização de processos, vemos grandes oportunidades para nossos serviços devido ao desenvolvimento positivo da economia local”, disse Eberhard Weiblen, presidente e CEO do grupo, na inauguração oficial do escritório, nesta quinta-feira, 29 de abril, em São Paulo.
A empresa de consultoria, uma filial do Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG, Stuttgart, transfere os métodos do Lean Management, que já vem sendo aplicados na produção de carros premium esportivos a setores econômicos completamente diferentes como, por exemplo, o de administração pública. O foco do trabalho é prevenir as formas de desperdício como trabalho dobrado, estoques supérfluos ou tempos de espera, para aumentar a eficiência. Isso é atingido através da qualificação de funcionários provenientes de todos níveis hierárquicos.
“Na maioria dos casos, as empresas brasileiras dispõem de ótima estratégia e finanças. Porém, vemos potencial nos processos de administração, na melhora de qualidade e acima de tudo, na interação com fornecedores. Nestas áreas ainda há muito capital adormecido”, aponta Weiblen. As empresas que desejam atingir isso têm que estar abertas a mudanças e a uma transformação da cultura interna.
Os clientes do Brasil contam com o suporte dos alemães desde 2006. O time inicial em São Paulo de 12 colaboradores é formado por brasileiros e alemães, que possuem em média oito anos de experiência de trabalho em setores variados. O cargo de direção foi ocupado por Jürgen Lochner (44), que atua na Porsche Consulting desde 1998, sendo sua função anterior a de sócio da consultoria na Alemanha.
Lochner visa aumentar o sucesso de empresas brasileiras tornando-as “mais enxutas, flexíveis e eficientes”. As indústrias, assim como as empresas do setor de construção, hospitais e clínicas, provedores logísticos e de transporte, formam o alvo inicial de trabalho da consultoria.
No mundo inteiro, a Porsche Consulting conta com 222 funcionários que supervisionam, no total, 250 projetos de 150 clientes por ano. No ano fiscal de 2008/2009, o faturamento chegou a 61,4 milhões de euros. O objetivo de todos os trabalhos de consultoria é a introdução de processos de melhoria contínua, integrando todos os funcionários da empresa para que eles mesmos possam dar continuidade aos resultados. “Nossa contribuição às empresas é capacitá-las para que elas possam, então, se autoajudar,” aponta Weiblen.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Comunicação