Ultima atualização 28 de abril

Brasileiro não tem hábito de fazer apólice residencial

Antonio Penteado de Mendonça, advogado especializado em seguros, é direto ao classificar o mercado de seguro residencial no Brasil como sendo incipiente . Segundo ele, o valor médio de um seguro residencial corresponde a 0,05% do valor de um imóvel. Caso chegasse a 0,1% não causaria impacto nos preços , diz ele.
Para o presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado (Sincor-SP), Leôncio de Arruda, a sinistralidade na carteira de seguros residenciais ainda é pequena, e pode acomodar eventuais aumentos.
Está entre 10% e 15% do valor do prêmio, em média. Só para se ter uma ideia, no seguro de veículos as indenizações consomem 70% dos prêmios pagos , diz o presidente do Sincor-SP.
Estimativas do mercado dão conta de que só 4,5 milhões de residências têm seguro deste tipo. Representa 8% do total de residências que poderiam ser seguradas , disse uma fonte do mercado.
Os produtos de seguro residencial oferecem como cobertura básica indenizações contra incêndio, quedas de raio e explosões. Como coberturas adicionais, as companhias oferecem alternativas de proteção contra danos elétricos, roubo, quebras de vidros e até responsabilidade familiar, problemas causados a terceiros ou bens de terceiros de forma involuntária pelo segurado ou algum dependente.
A Fundação Procon de São Paulo recomenda que, antes da contratação de qualquer tipo de seguro, os consumidores verifiquem os detalhes da cobertura e principalmente os itens de exclusão, isto é, as ressalvas quanto às proteções oferecidas.
As seguradoras vendem apólices anuais a partir de R$ 9, caso da Marítima Seguros para um capital de R$ 25 mil. Cláudio Saba, diretor técnico da seguradora, alerta os consumidores para que avaliem o imóvel, além de tudo o que está dentro.

Jornal da Tarde

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock