Ultima atualização 05 de março

Susep altera regras para custo de emissão de apólice

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) aprovou novas regras para a cobrança do custo de emissão de apólice, de faturas e endossos nos contratos de seguro. Segundo a Circular 401/10, publicada na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União, a partir de agora, não poderá mais haver cobrança nas contratações operacionalizadas por meio eletrônico com assinatura digital.
Também não será permitida a cobrança de emissão para endossos que tenham por objetivo a correção ou alteração de informações e que não impliquem o pagamento de prêmio de seguro adicional, ou para aqueles que promovam qualquer tipo de restituição do valor pago.
Na hipótese de o endosso implicar a cobrança de prêmio adicional, o custo de emissão, caso previsto, deverá respeitar o limite proporcional ao aumento empreendido no prêmio de seguro.
Nos seguros coletivos, fica proibida a cobrança do custo de emissão, individualmente, por certificado. Nos demais casos, as seguradoras estão autorizadas a efetuar a cobrança do custo de emissão, até o limite de R$ 100,00.
Além disso, na contratação de seguro de crédito à exportação, crédito interno, seguro garantia e fiança locatícia, independentemente desse limite de R$ 100,00, poderá ser incluído no cálculo do custo de emissão o valor relativo ao custo de cadastro e acompanhamento de crédito, desde que previamente autorizado pela Susep por meio da respectiva nota técnica.
Essa é uma das normas que a Susep pretende adotar visando a preparar o mercado para uma nova realidade.

Soluções
Outra ferramenta desse processo de adequação será a Comissão Especial Permanente, criada pela Susep para estudar, analisar, debater e propor ações e soluções de ordem técnica e jurídica, visando à melhoria e ao aperfeiçoamento do ambiente e dos marcos regulatórios, bem como o aprimoramento das melhores práticas de gestão e governança corporativa das empresas e entidades do setor.
Segundo o superintendente da Susep, Armando Vergílio dos Santos Junior, a comissão terá papel relevante no desenvolvimento dos setores de seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguros. Será um fórum de altíssimo nível, que reunirá permanentemente as principais lideranças do mercado para debater e apresentar soluções para questões importantes do setor, revela.
A comissão será composta pela diretoria da Susep e os presidentes da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg); das federações de Seguros Gerais (Fenseg); previdência privada e vida (Fenaprevi); capitalização (Fenacap); dos corretores de seguros (Fenacor); e da Escola Nacional de Seguros.
A cada dois meses serão realizadas reuniões ordinárias. A primeira já está marcada para o dia 10 de março, quando será definido o calendário dos encontros seguintes bem como a composição do grupo de trabalho responsável pela elaboração de seu regimento interno.

Cenário
Para Armando Vergílio, até 2020, o setor de seguros terá tanta relevância ou mais ainda do que o de bancos. Ele entende que, enquanto a atividade bancária já atingiu o seu teto, o mercado segurador ainda tem muito a crescer: O cenário é amplamente favorável, seja do ponto de vista econômico, com a recuperação do poder de compra da população e o próprio crescimento do País, ou quando se olha para o porte dos projetos que estão ou serão implantados a reboque do PAC, do pré-sal, da Copa do Mundo e das Olimpíadas, entre outros, acrescenta.
Na visão do titular da Susep, a participação da indústria do seguro no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, hoje na faixa de 3,5%, deverá atingir o patamar de 6% até 2017, sem contar o ramo saúde, que está sob a alçada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Armando Vergílio observa que, diante dessas perspectivas, tanto a Susep quanto o mercado precisarão estar muito bem preparados para que não ocorram problemas. A Susep já passa por um intenso processo de reformulação. Afinal, em 10 anos, poderemos ter tanta importância quanto o Banco Central, comenta.

Jornal do Commercio-RJ

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock