Ultima atualização 22 de março

Psiquiatra protela consulta por convênio

Pagar plano de saúde não é garantia de conseguir consulta com rapidez. Quem telefonar hoje para os psiquiatras conveniados de São Paulo terá grandes possibilidades de ouvir da secretária que em menos de um mês não há horário livre. Nos piores casos, a consulta será em junho, julho ou até agosto.
Nem mesmo nos hospitais públicos a espera costuma se arrastar por tanto tempo.
A Folha telefonou para todos os 67 psiquiatras oferecidos em São Paulo por planos econômicos das cinco maiores operadoras da cidade (Medial, Intermédica, Bradesco Saúde, Sul América e Unimed Paulistana) e conseguiu contato com 48 consultórios.
Nos 19 casos restantes, o número estava errado, a linha ocupada ou ninguém atendia -para cada telefone foram feitas ao menos três tentativas, em dias diferentes.
Apenas 17 médicos tinham horário ao longo das quatro semanas seguintes. Na maioria dos consultórios, 24, a espera seria superior a um mês. Havia ainda médicos de licença e consultórios sem psiquiatras (veja quadro ao lado).
Um dos psiquiatras da Unimed só poderia atender depois de praticamente seis meses, no final de agosto. Um médico da Bradesco, em 2 de julho. A Folha encontrou quatro consultas para junho e seis para maio.
Uma pesquisa nacional feita pelo Ibope em 2007 mostrou que, no SUS (Sistema Único de Saúde), 62% dos pacientes conseguiram consulta com psiquiatra em um ou dois meses.

Complicações
“É lamentável que haja tanta demora nos planos”, diz o vice-presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Luiz Alberto Hetem. “Se a pessoa tem um quadro grave, o tratamento deve começar o quanto antes para evitar complicações.”
Por que tanta demora? Segundo o Sindicato dos Médicos de São Paulo, as agendas estão lotadas porque as operadoras querem cortar gastos.
Para isso, remuneram os médicos com valor inferior ao do mercado privado. As empresas pagam, em média, R$ 40. Uma consulta particular custa no mínimo quatro vezes mais.
A psiquiatria tem suas particularidades. Diferentemente do que ocorre com outras especialidades médicas, o tratamento psiquiátrico tem consultas demoradas e exige vários retornos. Por causa do baixo valor pago, muitos psiquiatras preferem simplesmente não atender pelo plano de saúde.
Dos que atendem, parte tende a priorizar os pacientes particulares. A Folha encontrou casos assim. É pelo plano de saúde? O psiquiatra tem horário dentro de um mês. É consulta particular? O mesmo médico cobra R$ 180 e o atendimento poderia ser feito na semana seguinte.
“O custo do consultório é alto: aluguel, água, luz, telefone, secretária, computador, impostos, limpeza. O médico acaba pagando para trabalhar”, argumenta Cid Carvalhaes, presidente do sindicato médico.

Discriminação
Para a advogada Juliana Ferreira, do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), ter uma agenda que prioriza os clientes particulares é uma “prática discriminatória”. “O único critério para atender a um paciente na frente de outro deve ser a gravidade. Ele pode fazer uma reclamação ao Conselho Regional de Medicina.”
As operadoras também economizam dinheiro quando não admitem novos médicos. Assim, a rede credenciada fica enxuta. E os poucos profissionais, sobrecarregados.
“É que ele é o único psiquiatra [credenciado] da zona norte [de São Paulo]”, explicou a secretária de um dos médicos, depois de dizer que só poderia marcar consultas para junho.
Quando a espera pela consulta é exageradamente longa, a advogada especialista em saúde Renata Vilhena recomenda que o paciente se consulte com um médico particular e depois exija o reembolso. “É preciso provar que a data estava distante.”
A tarefa de marcar consulta com um médico fica ainda mais difícil quando se recorre as listas de telefones das operadoras.
A Folha telefonou para cerca de 200 psiquiatras, clínicos gerais, ginecologistas e cardiologistas e ouviu repetidas vezes a mensagem “Este número de telefone não existe”.

Ricardo Westin / Folha de S. Paulo

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO