Ultima atualização 16 de março

Pelo risco político, Susep pretende apressar votação do microsseguro

Está em fase final de tramitação na Câmara dos Deputados o projeto de lei sobre o micros seguro. Com a proximidade das eleições, porem, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) não quer correr o risco de que essa uma das prioridades do órgão para este ano fique para 2011. Por conta disso, o órgão regulador pretende pedir trâmite de urgência para o projeto. O próprio superintendente, Armando Vergilio, talvez deixe a pasta para concorrer a deputado federal. Leia a seguir a entrevista de Vergilio sobre o seguro popular e a regulamentação dos planos VGBL para saúde e educação, produtos que prometem impulsionar o crescimento do setor nos próximos anos.

Como está o processo de regulamentação do microsseguro?
Ha um projeto tramitando na Câmara dos Deputados, cuja expectativa e que seja aprovado nos próximos 45 dias, pois só falta passar pela Comissão de constituição e justiça. Aí ele vai para o Senado. Mesmo assim, por se tratar de um ano eleitoral em que há pouca produção do Congresso a partir de julho, estamos pensando em, junto com o ministério da Fazenda, solicitar as lideranças do Congresso, com o apoio da bancada da oposião, um trâmite de urgência para o projeto. E um trâmite que queremos propor ao governo, pois e um assunto que mie ressa a todo mundo. O microsseguro e uma ferramenta de proteção social muito grande, que tem no sentido de manter e garantir as conquistas financeiras das po pula enes das classe C e D

Há uma grande confusão do que seria o micros seguro, principalmente comparações com apólices de baixo valor que são distribuidos de forma massificada. Qual e a definição?
Ele não e meio seguro, onde se paga meio premio para se ter meia cobertura. Seguro de baixo custo tambem não e mie resse euro Microssecuro e a protecao securitana e presidenciáa que atenda as necessidades espea ficas das populações de baixa renda e que sejam suportado econômicamente por elas. E uma ferrramenta de proteção social que deve ter regras muito simples, de fácil entendimento, com uma regulação de sinistro muito rápida, que tenhaum marco regulatório bem definido e claro. Precisa ter uma vasta rede de distribuição e um custo de cobrançamuito baixo e variado, porque hoje no seguro tradicional o custo de cobrança é de, me média R$ 1,60. O que se há hoje no mercado são produtos muito parecidos com o que vai ser o microssegu. Existe, inclusive, uma disposição do mercado segurador de montar uma plataforma específica de micro sseguro para o program Bolsa família.

Quais outros temas estão na pauta da Susep?
Neste ano, temos o PrevSaúde e o PrevEducação, que são seguros de vida com característica previdenciária. É um VGBL coletivo, comforte desoneração tributária sobre os ganhos das aplicações, chegando muito próximo de zero. Essa desoneração ocorre quando o objetivo no momento do resgate for para pagar um plano de saúde ou a escola do filho. Isso vai permitir, inclusive, que as empresas possam contribuir junto com o trabalhador, sem onerar a folha de pagamento, pois está previsto na legislação.

Qual é o objetivo da Comissão Especial Permanente de setor?
O objetivo é ter uma interação entre o regulador e o mercado supervisionado, buscando a melhoria do ambiente regulatório e de negócios, com foco na governança corporativa das empresas. A Susep adotou o modelo de regulação baseada em risco, o que exige uma melhoria nos controles e no modelo de governança das seguradoras.

Em evento recente, houve reclamações sobre a complexidade das regras do resseguro. há alguma disposição de mudanças?
A Susep está disposta a discutir e a mudar o ambiente regulatório para melhorar o ambiente de resseguro no Brasil. Esse é um assunto muito novo no país, pois o mercado foi efetivamente aberto em abril de 2008. Mas ficou provado que o modelo regulatório implementado foi correto, haja vista o número de resseguradoras que vieram para cá num momento de crise financeira mundial. Hoje, nós temos mais de 70 resseguradoras em um das três modalidades.

Circula no setor que talvez o senhor saia como candidato a deputado federal nas próximas eleições. É verdade?
Isso não está decidido. É uma possibilidade. Mas o meu foco ainda são os temas em andamento e que também são prioridade na Susep.

Thaís Folego / Brasil Econômico

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO