Ultima atualização 26 de janeiro

Diretora da Marinho Despachantes comenta nova portaria sobre inspeção veicular

A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente emitiu, no dia 18 de janeiro, a Portaria SVMA 147, que dispõe sobre a inspeção veicular para 2010.
De acordo com o documento, assinado pelo secretário Eduardo Jorge Martins Sobrinho, a frota-alvo para inspeção corresponde à totalidade da frota registrada na cidade, ?independentemente do sistema de propulsão e do combustível ou ano de fabricação?. Analisando a Portaria, a diretora de Negócios da Marinho Despachantes, Elza Aguiar, lembra que a inspeção será de emissão de gases e ruídos, sendo que, para o exercício de 2010, as medições de ruídos não terão caráter reprovatório.
Elza avisa também que estão dispensados da inspeção os veículos cujo ano de fabricação é o mesmo do ano em exercício, ou quando o ano de fabricação é o ano anterior e realizou seu primeiro licenciamento no ano exercício. ?Ou seja, estão isentos os veículos fabricados em 2010 e aqueles fabricados em 2009, mas com licenciamento em 2010?, acrescenta.
Entre outras normas, a Portaria estabelece que, para veículos de todos os tipos, as inspeções referentes ao ano em exercício deverão ser realizadas com antecedência de até 90 dias da data limite para o licenciamento. O agendamento para inspeção será liberado 120 dias antes dessa data.
Se ultrapassar a data limite para inspeção, o motorista pode agendá-la a qualquer momento, sobretudo porque se não cumprir a norma, seu veículo não poderá ser licenciado no exercício ? e ainda se sujeita às penalidades cabíveis, em caso de autuação pela fiscalização viária.

Evite dores de cabeça
A diretora de Negócios da Marinho Despachantes, Elza Aguiar, alerta para os contratempos que podem causar a falta da inspeção veicular no prazo certo, considerando que o prazo final da inspeção veicular para cada ano em exercício termina em 31 de dezembro do ano seguinte.
?Além de poder ser autuado pela fiscalização viária ? e cada autuação implica em novo agendamento de inspeção veicular ? o automóvel pode ter seu licenciamento bloqueado. Convém também lembrar, além de penalidades cabíveis, o veículo detectado na fiscalização veicular tem até 30 dias, após o recebimento da intimação, para proceder à inspeção, seguindo todos os procedimentos normais quanto ao recolhimento da taxa e agendamento?.
Elza reforça que, além das normas gerais, a Portaria vem com seis anexos, que disciplinam a parte técnica da inspeção.
Para conhecer o conteúdo integral da Portaria SVMA 147, incluindo a parte sobre análise de ruídos, acesse: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/inspecao_veicular/legislacao/index.php?p=11467

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO