Ultima atualização 22 de janeiro

powered By

CNSeg põe em pauta relação de consumo

As seguradoras querem ficar mais próximas do consumidor, conhecer suas reais necessidades, ouvir sugestões e até mudar a linguagem tradicionalmente utilizada pelo mercado. Precisamos mesmo melhorar nossa comunicação, avaliar como o seguro é visto pela sociedade e o grau de satisfação dos segurados, afirma a diretora de Relações Institucionais e de Resseguro da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), Maria Elena Bidino, que está coordenando o Comitê de Relacionamento de Consumo e um plano de ação voltado exclusivamente para auxiliar o consumidor.
Segundo ela, o plano foi aprovado em outubro de 2009, com base em decisão da diretoria da entidade, que almeja preparar o mercado de seguros para uma nova realidade, inclusive com a inclusão de milhões de novos segurados que se espera com a regulamentação do microsseguro. Nesse contexto, ela assinala que é importante mudar a linguagem, para que o setor possa ser compreendido pelos novos consumidores das classes C e D. E acrescenta: A mudança não será tão radical, mas vamos reduzir a utilização do segurês, adianta.
Maria Elena Bidino diz ainda que, se depender da vontade do governo do Estado do Rio de Janeiro, o seguro passará a ser uma das ferramentas de apoio às Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) instaladas em comunidades carentes e violentas da capital. Maria Elena Bidino revela que foi o próprio secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, quem sugeriu a implementação do projeto Tô Seguro, já em fase de instalação no Morro Dona Marta, na Zona Sul carioca, e em outras comunidades onde também já funcionam UPPs. Ele demonstrou entusiasmo por esse projeto em conversa recente, conta.

Contribuição
De acordo com a diretora da CNSeg, as autoridades estaduais estão convencidas de que o seguro pode contribuir bastante para a melhoria das condições de vida nas comunidades carentes do Rio de Janeiro.
No Morro Dona Marta, o projeto Tô Seguro terá vigência de 16 meses, período no qual serão executadas ações de conscientização interativa e aprendizado participativo para despertar o interesse dos moradores pelo seguro. Na semana passada, três seguradoras confirmaram a participação no projeto, para oferecer produtos à população local com preços acessíveis: Bradesco, Mapfre e Capemisa. A perspectiva é de que outras seguradoras ofereçam coberturas para os moradores da comunidade, uma vez que pelo menos nove grupos seguradores participaram de dois encontros já promovidos pela CNSeg.
Essa é apenas uma das ações previstas para este ano, na qual o foco será totalmente direcionado para a proteção do consumidor. Entre as realizações planejadas estão pesquisas quantitativas que terão o objetivo de mensurar a expectativa do segurado em relação às coberturas contratadas. É possível que seja criado também um modelo de informações sobre cada tipo de produto dos segmentos de pessoas e danos, com base no resultado apurado em pesquisas de campo.
O plano prevê ainda a execução de programas de conscientização de consumidores quanto a riscos e quanto à necessidade do seguro e seus benefícios. Outro ponto previsto no projeto é a criação de um centro de informação para o consumidor.
A realização de grandes eventos voltados para o público segurado é mais uma prioridade para este ano. Nessa linha, será realizada no Rio de Janeiro a 1ª Conferência Interativa de Relações de Consumo em Seguro, que a CNSeg marcou para 10 de março. O encontro faz parte da programação preparada para comemorar os 20 anos do Código de Defesa do Consumidor e que prevê outras ações, todas a cargo do Comitê de Relacionamento de Consumo.
O mesmo comitê tem ainda a atribuição de planejar outros eventos entre março e setembro. Haverá um ciclo de palestras exclusivo para ouvidores de seguradoras. A ideia é realizar um encontro por mês para dar uma qualificação ainda maior ao serviço prestado pelas ouvidorias, adianta Maria Elena Bidino.

Jornal do Commercio-RJ

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

AdBlock Detectado!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, nos apoie desabilitando esses bloqueadores de anúncios.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO