Ultima atualização 22 de outubro

Consulta sobre rol de procedimentos na saúde

* Pedro Fazio

A Agência Nacional de Saúde estabelece as coberturas mínimas para os usuários de planos de saúde através do Rol de Procedimentos e Serviços, listagem de todos os procedimentos e serviços médicos a que o usuário tem direito.
Com a Lei 9.656/98 houve padronização no mercado, pelo menos quanto ao mínimo que deva ser disponibilizado, visando atender a todas as doenças classificadas no Código Internacional de Doenças (CID).
Até o final de outubro estará em consulta pública a revisão da cobertura mínima obrigatória, com a proposta de 42 inclusões de procedimentos médicos e 16 odontológicos.
Também será colocada em discussão a exclusão de 28 itens, que não terão qualquer efeito de redução, considerando que 65% estão contemplados em outros procedimentos, 22% considerados obsoletos (fora de uso), 11% estavam em duplicidade e 2% eram experimentais (tecnicamente não deveriam ter sido inclusos).
A revisão se dá a partir de novas tecnologias e conhecimento que geram expectativa de agregar valor no atendimento à população, tanto no diagnóstico quanto no tratamento. Em algumas situações, poucas, cabe a contestação da indicação sobre a adoção de novos métodos, equipamentos ou materiais, tratando-se de oferecer tecnologia atualizada ao paciente.
Contudo, é uma contradição o Ministério da Saúde fazer enorme esforço para o SUS oferecer mamografia como prevenção e detecção precoce de doenças em mulheres, e ao mesmo tempo exigir tecnologias de última geração como cobertura mínima para os planos de saúde, sem qualquer consideração ao impacto nos custos.
Estas propostas de alteração se aplicam a todos os usuários, de forma retroativa, seja no entendimento da ANS e mesmo pelo Judiciário, através de concessão de liminares. Não se trata de negar a oferta, mas sim de identificar a sua fonte de financiamento, já que as operadoras de saúde não se financiam com dívidas e/ou acréscimo na arrecadação.
É repetitivo e chega ser desagradável, mas é preciso registrar: ?quem paga essa conta??.
Preventivamente deve ser ressaltado que a Consulta Pública é meramente ?consulta?, sem qualquer influência na deliberação e sem transparência sobre o resultado.

* Pedro Fazio é economista e diretor da Fazio Consultoria ? Especializada em Saúde Suplementar

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock