Ultima atualização 27 de janeiro

Mercado de seguros deve crescer 50% nos próximos cinco anos, aponta KPMG

Levantamento também mostra que o setor deve aumentar a relevância no PIB

O setor de seguros no Brasil, que vem apresentando um crescimento consistente e significativo na última década e sempre acima do aumento do Produto Interno Bruto (PIB), deverá crescer 50% nos próximos cinco anos, segundo a pesquisa “O mercado brasileiro de seguros hoje e nos próximos anos”. Produzido pela KPMG no Brasil, o levantamento foi realizado com 38 dos principais executivos do setor País e que representam mais de 60% do mercado em termos de prêmios.

Outra constatação do documento é que, representando 1,2% do PIB brasileiro, o setor de seguros gerais (excluindo saúde e vida), apesar de ter ganhado relevância, tem uma participação pouco representativa quando comparado a economias mais maduras.

“Ao compararmos, por exemplo, a participação dos seguros gerais no PIB brasileiro (1,2%) com economias como a do Chile (1,5%), de Portugal (2,5%), da Bélgica e dos Estados Unidos (3%), percebe-se que os seguros ainda representam muito pouco, apresentando, portanto oportunidade relevante de crescimento e fortalecimento”, analisa a sócia da KPMG, Luciene Magalhães. Segundo o levantamento, nos próximos cinco anos o setor deve passar a representar 1,7% do PIB nacional.

Ainda segundo o estudo, o seguro patrimonial continua representando o pilar tradicional do mercado brasileiro, seguido pelos produtos de seguro de vida, que também apresentam crescimento significativo. Já o setor de saúde é visto como um dos mais promissores para os próximos anos.

“A saúde ocupa a segunda posição na lista de desejos dos brasileiros, mas o setor não consegue atender os requisitos da população. Além disso, apenas aproximadamente 25% da população possui um plano ou seguro de saúde o que significa um potencial de desenvolvimento enorme para esse mercado”, afirma Magalhães.

O estudo concluiu ainda que o mercado de seguros no Brasil se mantém bastante concentrado, com os 10 maiores grupos seguradores representando cerca de 85% dos prêmios diretos em 2013. A expectativa do mercado é que esta concentração se mantenha nos próximos anos.

Outra constatação foi de que a maior parte dos participantes acredita que as principais áreas que devem ser foco de otimização são a gestão de sinistros e os recursos investidos com publicidade e marketing, com foco cada vez mais em campanhas de rádio e TV, jornais e revistas especializadas no setor. As peças publicitárias de rua seguem caminho contrário, e não devem ter a mesma relevância que nos anos anteriores.

A melhoria na gestão dos processos litigiosos e o aprimoramento do processo de precificação e de gestão de prestadores de serviço também foram mencionados no estudo e são considerados ações prioritárias para a redução das despesas operacionais e ganho de eficiência.

A maioria dos participantes da pesquisa acredita que os cinco maiores grupos irão aumentar ainda mais seu market share nos próximos anos, principalmente devido ao crescimento orgânico, uma vez que fusões e aquisições entre grandes empresas só foram previstas por 25% dos respondentes.  A expectativa é que players internacionais continuem a demonstrar interesse no mercado brasileiro.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO