Ultima atualização 17 de dezembro

Centro de Tecnologia Allianz realiza crash test transportando árvores de Natal

Empresa aponta o perigo de levar árvores no carro sem adotar medidas de segurança necessárias e mostra cuidados necessários com demais enfeites

belissima-arvore-de-natal-156a8 1

Natal 2014 – O Centro de Tecnologia Allianz em Munique, na Alemanha, realizou um crash test para demonstrar o perigo de levar árvores de Natal no carro sem adotar as medidas de segurança necessárias. A ação simulou a colisão de um veículo a 50 km/h, que está com um pinheiro preso no teto, contra um carro estacionado. Apesar de o automóvel estar a uma velocidade relativamente baixa e a árvore presa por cordas elásticas com ganchos nas extremidades, ela deslizou com a batida e se transformou em uma espécie de míssil, colocando em perigo os ocupantes do veículo da frente.

No Brasil, a área de sinistros da Allianz Seguros elaborou algumas dicas para evitar acidentes com a decoração do pinheiro, seja artificial ou não, dentro de casa. Para uma árvore de Natal de grande porte, por exemplo, o bagageiro é a única forma sensata de transportá-la. Entretanto, o pinheiro deve estar bem preso para que não se mova com as freadas.

Já para prender a árvore no teto, é necessário o uso de cintas de aparelhamento (uma pulseira feita de material não elástico com prendedores), e a fixação nas travessas do rack e no tronco da árvore. A cinta também precisa ser amarrada ao redor da parte superior da árvore, para evitar que ocorra o deslizamento lateral.

Caso seja necessário transportar o pinheiro dentro do carro, é imprescindível a certeza de que ele caberá no veículo. Os bancos traseiros podem ser rebatidos para aumentar consideravelmente o espaço a ser utilizado. E mesmo dentro do carro, a árvore deve ser fixada ao chão para evitar que ela escorregue e atrapalhe a condução do veículo.

Decoração natalina com segurança

Para um Natal “sem dores de cabeça”, alguns cuidados também devem ser tomados não apenas com a árvore, mas com todos os enfeites de Natal.

Evite usar spray de neve em pó ao decorar a árvore de Natal, pois o uso de spray ajuda a propagar o fogo. Se usar velas de cera para decorar a casa, certifique-se de que elas estejam em um local bem visível e colocadas longe de outras decorações que possam ser inflamáveis.

Nunca deixe velas acesas sem supervisão e certifique-se de deixá-las fora do alcance de crianças e animais e, se usar luzinhas decorativas, certifique-se de que estejam em bom estado, porque elas podem pegar fogo facilmente.

Atente-se de que a árvore esteja bem colocada e que não haja perigo de ela cair ou de alguém tropeçar nela e posicione o objeto o mais longe possível de aparelhos de aquecimento ou outros aparelhos eletrônicos.

L.S.
Revista Apólice

 

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO