Ultima atualização 03 de julho

Brasileiros vencem Circuito da Longevidade em São José dos Campos

Evento contou com mais de 30 corredores de elite, sendo oito estrangeiros

Os atletas Damião de Souza e Tatiele de Carvalho chegaram em primeiro lugar, em seus respectivos pelotões, na etapa São José dos Campos do Circuito da Longevidade Bradesco Seguros, realizada na manhã do domingo, 1° de julho.

Os corredores de primeira linha formaram um grupo composto por 36 atletas, sendo oito estrangeiros. Foi o maior grupo de elite desde a estreia do Circuito da Longevidade, em 2007. Atrás de Souza chegou o queninano Abraham Kiplagat. Em seguida, Gilmar Silvestre Lopes (terceiro lugar); José Mauricio Gonzalez, da Colômbia (quarto); e Flávio Andrade (quinto).

No pelotão feminino, a queniana Dorcas Kiptarus foi a segunda colocada. Atrás dela vieram Zaituni Nkoki, da Tanzânia (terceiro); Edielza Guimarães (quarta); e Shewaye Woldemeskel, da Etiópia (quinto).

Pela sexta vez correndo no Circuito da Longevidade, Tatiele vem se destacando aos poucos nas provas. Sua primeira vitória foi em 2011, em Sorocaba. “A competição foi bem pesada”, disse. “Tenho treinado muito e estou cansada. Mas acho que o fato de não me sentir pressionada, favoreceu minha performance e acabei conquistando o primeiro lugar”, comemorou.

A segunda colocada, a queniana Dorcas, disse que esta foi sua primeira corrida no Brasil. “Achei muito bom, gostei muito. Mas o percurso tem muitas curvas e é difícil”, avaliou.

A tanzaniana Zaituni também gostou de participar do evento. “Achei o nível das atletas muito alto”, afirmou.

Primeiro colocado entre os homens, Damião de Souza contou que esta foi sua quarta participação no Circuito da Longevidade. “Eu sabia que o queniano era muito forte. Além disso, também estou muito cansado, pois corri na quarta-feira. Mas competi com muita garra e consegui deixá-lo para trás”, disse.

Pela primeira vez no Brasil, Kiplagat, do Quênia, ressaltou o fato de o percurso ter muitas curvas como o maior desafio enfrentado. Na terceira colocação, o colombiano Gonzalez comemorou o fato de ter vencido vários colegas da elite. “Corri ao lado de atletas com um nível muito forte, foi difícil”, avaliou.

Ao todo, participaram da etapa São José dos Campos 2 mil corredores. A caminhada, de 3 km, também foi formada por um grupo de 2 mil pessoas. O valor arrecadado com as inscrições foi destinado às atividades desenvolvidas pelo Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos. Este foi o quinto ano consecutivo que o cidade recebeu o Circuito da Longevidade, prova que já entrou para o calendário oficial de atividades do município.

Longevos sobem ao palco para homenagens
Muitos corredores e caminhantes longevos deram um exemplo de vitalidade e saúde no Parque da Cidade. Entre os mais idosos que participaram, destacou-se Hilda Meireles, de 74 anos, que recebeu um troféu no palco. “Achei a corrida excelente. É a primeira vez que participo do Circuito, mas já corro há um ano”, contou.

Seu marido, José Gilberto Meireles, de 75 anos, também recebeu a homenagem. “Corro há um ano e meio e me apaixonei pelo esporte. Gostei muito de estar aqui no Circuito da Longevidade, foi minha primeira vez nesta prova.”

Na caminhada, o destaque foi Virgilino José Rodrigues Neto, de 74 anos. Ele faz caminhadas há um ano e meio, acompanhado da esposa. “É a terceira vez que eu venho, gosto muito deste evento”, afirmou.

Um bicicletário montado na arena do evento recebeu os ciclistas que foram ao Parque da Cidade pedalando. Esta atividade integra o movimento Conviva, da Bradesco Seguros, que busca incentivar o uso de bicicletas nas cidades, numa convivência harmoniosa com os outros veículos, a fim de diminuir a poluição ambiental.

Criado em 2007, o Circuito da Longevidade conta com apoio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Desde seu início, mais de 180  mil pessoas já participaram das provas de corrida e das caminhadas.

Sorocaba será a próxima cidade da temporada 2012 a receber o evento, no dia 22 de julho. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo site corridadalongevidade.com.br.

J.N.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO