Ultima atualização 09 de maio

Inteligência artificial é a maior aliada do RH

Plataforma faz a gestão de todo o processo de contratação e seleção de pessoas, facilitando a triagem, o cruzamento e análise de dados

Até pouco tempo atrás, as empresas não imaginavam como a tecnologia poderia revolucionar e contribuir de forma eficiente e estratégica. A inteligência artificial vem ganhando espaço nas corporações à medida em que os gestores compreendem a vantagem e o valor que os dados geram para os negócios.

Pesquisa feita pela IBM com seis mil executivos revela que 66% dos CEO acreditam que a tecnologia vai gerar valor significativo no RH. Cerca de 40% dos participantes esperam que, em até três anos, as empresas adotem soluções para resolver problemas específicos de cada setor. Na área de RH, por exemplo, o recrutador não precisa mais gastar horas para avaliar muitos currículos. Já existem plataformas que mapeiam os perfis ideais para determinada posição.

Além de conectar gestores de RH e candidatos com os mesmos propósitos, softwares de IA conseguem localizar profissionais com maior probabilidade de acerto para a empresa e vice e versa. Com o uso de cálculos, robótica, matemática e estatística, são feitos mapeamentos das características de sucesso de profissionais que se destacaram em alguma área da empresa e, com o cruzamento correto dos dados, criam-se “arquétipos” de profissionais ideais.

“São feitos testes psicométricos que avaliam a parte comportamental, cognitiva e bagagem cultural dos candidatos. Logo, as chances de acertar na contratação é maior. Humanamente, esse tipo de análise seria impossível de fazer, pois demandaria muito tempo dos recrutadores”, explica Marcel Lotufo, sócio fundador da Kenoby, residente do Cubo Itaú – centro de empreendedorismo tecnológico. Antes de fundar a empresa, o executivo atuava como headhunter no mercado.

Sem a inteligência artificial, a estimativa de acerto nas contratações é em média de 15%. Com ela, a chance sobe para 45%. O programa analisa atributos como pensamento criativo, grau de influência e apatia, resiliência, humor, ambição e flexibilidade, entre outros, além de apresentar um ranking dos profissionais que mais se aproximam do perfil da vaga.

Lotufo explica que a máquina, no caso da oferecida pela Kenoby, não faz tudo sozinha e que é necessário fazer as entrevistas presenciais. “O gestor tem um adiantamento do processo e um aumento da eficiência, escabilidade, diminuindo os vieses e preconceitos para decidir uma contratação, como a universidade que o candidato se formou, gênero, raça e por aí vai. A ferramenta da companhia é uma forma de incluir e democratizar o recrutamento”, finaliza.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

AdBlock Detectado!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, nos apoie desabilitando esses bloqueadores de anúncios.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO