Ultima atualização 16 de março

Inteligência artificial aumenta vendas e cria laço com clientes

Em caso de sinistro ou quando um novo usuário adere à plataforma, o robô solicita os dados necessários e realiza os cálculos sozinho

A Inteligência Artificial chegou para ficar. Muito se fala sobre tecnologias que possuem a habilidade de aprender sobre praticamente tudo, e como o uso dessa tecnologia pode mudar o mundo. Hoje startups e grandes empresas estão investindo em IA. Um exemplo é a Kakau Seguros que, através de big data e inteligência artificial, desenvolveu a assistente digital , um bot chamado, Anna.

Em caso de sinistro ou até mesmo quando um novo usuário deseja aderir à plataforma, a Anna solicita os dados necessários, realiza os cálculos e passa todas as informações para o cliente. O usuário sabe que se trata de uma robô, mas a velocidade e a capacidade de aprendizado dela tornam a experiência mais natural. Essa, aliás, é uma tendência para os próximos anos. De acordo com o Gartner, até 2020 as pessoas irão conversar mais tempo com bots do que com seus cônjuges.

Pode parecer estranho, mas observando o cenário atual, faz muito sentido. Segundo especialistas, o Brasil ainda está dois anos atrasado em relação ao momento tecnológico dos EUA. Por aqui, são as grandes empresas que mais apostam em IA, principalmente nas áreas de atendimento ao cliente e melhora de produtividade. Mas já estão surgindo soluções voltadas para pequenos e médios negócios. Isso gera uma aproximação ainda maior do público geral com a ferramenta.

Conheça a Anna

Acompanhando este novo momento, a seguradora criou um bot que traduz a experiencia do usuário em uma assistente virtual. Em uma experiência inédita e inovadora, a Anna é capaz de atender os interessados e os clientes da plataforma. Seu trabalho é tirar dúvidas, realizar cálculos e agilizar ao máximo a contratação do seguro e todas as etapas necessárias no caso de um sinistro ou a busca pelas assistências técnicas. Com ela, o poder permanece o tempo todo na mão do usuário.

A assistente virtual aprende a cada atendimento realizado, interagindo de forma natural com cada cliente. “Desde o princípio, tínhamos como meta oferecer a melhor experiência possível para nossos assinantes. Por isso, a Anna é uma peça fundamental para nós. Ela representa a oportunidade de oferecermos um atendimento personalizado em escala para cada novo cliente”, explica o CEO da startup, Henrique Volpi.

Por enquanto, a empresa comercializa assinaturas de seguro residencial, com diferentes planos para casas e apartamentos. Neste momento, outras modalidades de seguros entraram para o catálogo da companhia, como automóveis e “smartphones”. O principal atrativo para novos clientes é o fato de a plataforma ser muito mais fácil e acessível para o usuário, isso significa que, o próprio segurado pode solicitar a aquisição ou pausar do serviço quando quiser através de um computador, tablet ou smartphone.

M.S.
Revista Apólice

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