Com que frequência você aciona sua seguradora? Você sabia que existe uma classificação de bônus que beneficia o segurado a cada ano que ele cumpre uma renovação sem sinistro e que a economia com a classe de bônus pode chegar até 50% do preço do seguro do carro?
A classe de bônus é um benefício que as seguradoras oferecem quando não há sinistro por parte do cliente, como um roubo ou uma batida, por exemplo. E quanto mais renovações sem sinistro, maior ficará o bônus, assim como o desconto que o segurado vai receber.
Muitas pessoas acreditam que, ao mudar de seguradora, elas perdem a classe de bônus, mas, na verdade, ela é vinculado à apólice, não ao veículo, ou à seguradora ou corretora. Ou seja, é possível trocar de carro ou de seguradora e ainda manter o bônus na renovação.
Na maioria das seguradoras, a classe de bônus começa do 0 e vai até 10, com algumas empresas usando rankings e descontos ainda maiores. A economia com a classe de bônus pode chegar até 50% do preço do seguro de carro.
A Bidu Corretora realizou um levantamento do primeiro para o décimo ano de bônus e o preço do seguro caiu de R$ 3.043,44 para R$ 2.067,25 – cada ponto de bônus disponibiliza cerca de 5% de desconto na hora de renovar a apólice.
Valores
Perda de pontuação
O segurado pode perder uma classe do bônus quando possui um sinistro na vigência do seguro ou faz uma renovação fora do prazo que as seguradoras definem. Se a renovação acontecer entre 30 e 60 dias depois do vencimento, o segurado não ganha um bônus na renovação, mas também não perde. Em até 120 dias, ele perde um ponto e em até 180 dias, perde 2 pontos. Passou de 180 dias, ou seja, seis meses, a classe de bônus é zerada.
O segurado também perde pontos ou o bônus total quando ocorre sinistro com perda parcial, perda total ou reparo de terceiros; ou ainda quando há mudança da categoria do seguro ou quando o seguro de passageiros é acionado.