Encarar um mercado novo sem experiência do negócio é uma tarefa hercúlea, cada vez mais abraçada por jovens empreendedores. No mercado de seguros, os iniciantes podem encontrar apoio em uma nova franquia, que começou a atuar em 2015 e já conta com sete franqueadas.
O empresário Adriano Oliveira enxergou a oportunidade depois de atuar no setor de empréstimos e financiamento. A modalidade de home-office também atrai cada vez mais adeptos, pela possibilidade de não ter que fazer deslocamentos e trabalhar no momento que for mais conveniente.
A franquia É Seguro abre a possibilidade de entrada de novos corretores no mercado. Com um investimento de R$ 20 mil, o titular pode começar a comercializar produtos de seguros a partir de 30 dias. Não é necessário ser corretor para adquirir a franquia. Entretanto, o proprietário tem o prazo de um ano para conseguir a sua certificação de corretor de seguros junto à Susep. “Eu assino as apólices no primeiro ano para que o proprietário tenha tempo para realizar o curso da Escola Nacional de Seguros e fazer o exame. Neste período, ele também recebe diversos treinamentos da franquia”, explica Oliveira.
Junto com a licença, o franqueado recebe também sistemas de gestão de apólices e gerenciamento da corretora, além de poder utilizar um site para a captação virtual de novos clientes.
Segundo Oliveira, a empresa pretende chegar a 50 franqueadas em 2016, com faturamento de R$ 600 mil. A rede comercializou sete franquias em três meses, que atendem, em média, 50 novos clientes por mês. A meta da empresa é chegar a R$ 120 milhões em prêmios emitidos. 12 seguradoras já participam da carteira da franquia.
“Queremos estimular os corretores a comercializar outras carteiras de seguro, além do automóvel. O foco é em vida e residencial, uma vez que estas comissões são mais altas”, avalia. A franquia também pode ser adquirida por outros empresários, como corretores de imóveis, administradores de condomínios, contadores, concessionários de veículos e outros. Nesses casos, esses profissionais podem aproveitar a própria carteira de clientes para a comercialização de seguros.
Serviço: Modalidade Casa
Investimento total: R$ 20 mil
Capital de Giro: R$ 7 mil
Taxa de Franquia: R$ 15 mil
Taxa de Royalties: 15 a 25% sobre as vendas
Taxa de Propaganda: 5% sobre o faturamento
Retorno do Investimento: 18 meses
Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
Ticket Médio: R$ 20 mil
Rentabilidade: R$ 7 a 10 mil mensais
Número de Funcionários: 0
Tempo de contrato: 5 anos
Kelly Lubiato
Revista Apólice