Ultima atualização 23 de junho

powered By

Mais de 70% dos diabéticos não sabem que têm a doença

Levantamento mostra que os níveis de desconhecimento sobre a diabetes são mais altos entre jovens das gerações Y e Z

diabetes

Uma pesquisa recente da SulAmérica sobre os comportamentos de saúde dos brasileiros nas diferentes gerações descobriu que mais de 70% das pessoas impactadas por diabetes mellitus desconhecem possuir a doença. O estudo, que analisou mais de 40 mil segurados, encontrou índices significativos de diferença entre os respondentes que reportaram hiperglicemia (587 pessoas) e os que apresentaram a condição em testes realizados (1.960 pessoas). Esse cenário, observado em todas as faixas etárias pesquisadas, torna ainda mais importante a conscientização das pessoas quanto à prevenção e ao diagnóstico precoce da doença, que pode trazer complicações graves de saúde, como cegueira, insuficiência renal, amputações e riscos cardiovasculares, se não for controlada.

De acordo com o Estudo Saúde Ativa – Gerações, as gerações Y (24 a 37 anos) e Z (até 23 anos) apresentam o maior índice de desconhecimento da doença, com percentuais, respectivamente, de 0,5% de casos relatados versus 3,3% encontrados, e de 0,3% relatados versus 2% encontrados. Na geração X, que considera adultos de 38 a 49 anos, essa diferença também é alta, já que apenas 2% relataram ter a doença, embora 6,3% tenham apresentado sintomas da patologia. A geração Baby Boomers, constituída por adultos de 50 a 68 anos, também apresenta um índice significativo de desconhecimento da doença: somente 8,2% declararam possuir a disfunção crônica, enquanto 12,9% apresentaram índices de glicemia acima do tolerado nos testes.

“Os resultados desta pesquisa reforçam a importância da realização dos exames de rotina em todas as faixas etárias. O diabetes pode atingir alto nível de cronicidade em pouco tempo, acarretando riscos graves para a saúde do indivíduo, se não for identificado e monitorado a tempo. Uma atitude preventiva, que inclui bons hábitos de saúde e acompanhamento médico, sempre é o melhor caminho para a qualidade de vida”, explica o médico e superintendente de Gestão de Saúde Populacional da SulAmérica, Gentil Alves.

O diabetes é uma disfunção metabólica crônica resultante da falta de insulina (hormônio produzido pelo pâncreas) e/ou da incapacidade desta de exercer adequadamente seus efeitos. Além disso, pode ser causado por fatores genéticos ou em decorrência de maus hábitos, como uma dieta desequilibrada e a falta de exercícios físicos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade de diabéticos no mundo passou de 108 milhões em 1980 para 422 milhões em 2014. Ainda segundo a entidade, os níveis elevados de açúcar no sangue são responsáveis pela morte de 3,7 milhões de pessoas por ano. No Brasil, o Ministério da Saúde instituiu em 26 de junho o Dia Nacional do Diabetes, como forma de chamar a atenção para o combate à doença.
A.C.
Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

AdBlock Detectado!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, nos apoie desabilitando esses bloqueadores de anúncios.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock