A Seguros Unimed promove ações para estimular o consumo consciente de água. A companhia possui cisterna no prédio da matriz para captar a água da chuva e utilizá-la na limpeza externa, interna e irrigação dos jardins, além de calçada com piso ecológico (com 90% de permeabilização da água) e máquina que sopra as folhas e evita a lavagem da calçada. No final de 2014, a empresa também reduziu a pressão das torneiras de seus dois edifícios localizados na região da Paulista, em São Paulo.
Entre as medidas da companhia também está a implantação de um anel de borracha nas torneiras para diminuir a quantidade de água por acionamento. Para se ter ideia, a saída normal é de 800 ml de água por acionamento e, com o acessório, o número foi reduzido para 400ml por acionamento. A caixa acoplada nos edifícios da matriz elimina 12 litros por acionamento e, após passarem por uma regulagemagora, fornece apenas seis litros por acionamento.
Mesmo com o aumento expressivo do quadro de funcionários, nos últimos anos, a Seguros Unimed consegue registrar economia no consumo de água por pessoa: em 2012, foram 8,86m3 (total de 731 colaboradores). Já em 2013, 7,54m3 (total de 816 colaboradores). No ano passado, o consumo por pessoa foi de 6,65m3 (com um montante de 1.145 colaboradores).
A empresa também conta com um poço artesiano, sendo que 100% da água utilizada pela unidade vêm dele. Agora, diante da crise hídrica, disponibiliza chuveiros para que os colaboradores possam tomar banho ao final do expediente caso não tenham água em casa.
L.S.
Revista Apólice