Seguradora oficial das obras de arte reunidas nas exposições “Impressionismo: Paris e a Modernidade” (2012) e “Mestres do Renascimento” (2013) – ambas sucesso de público, prestigiadas por mais de 1,2 milhão de pessoas pelas cidades que passaram (Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília) –, o Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre contribui, outra vez, para a realização da maior retrospectiva já feita no país de outro grande mestre das artes, o artista catalão Salvador Dalí.
Com inauguração no dia 30 de maio, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB Rio), a exposição é formada por 150 peças do mestre do surrealismo, sendo 29 pinturas, 80 desenhos e gravuras, além de documentos e fotografias. As peças provêm das principais instituições colecionadoras do artista, a Fundação Gala-Salvador Dalí (Figueres), o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía (Madri) e o Museu Salvador Dalí (Flórida).
Organizada pelo Instituto Tomie Ohtake, a mostra ocupará cerca de 1.000 m² do primeiro andar do CCBB RJ e traçará a trajetória do artista passando pelas diversas fases de sua produção.
Será possível ver as telas do período de sua formação como pintor – “Retrato del padre y casa de Es Llaner”, de 1920, e o “Autorretrato cubista”, de 1923 – e da fase surrealista que deu fama mundial ao catalão, retratada em telas como “El sentimiento de velocidad” (1931), “Monumento imperial a la mujer-niña” (1929), “Figura y drapeado en un paisaje” (1935) e “Paisaje pagano medio” (1937).
O acervo conta também com documentos e livros da biblioteca particular de Dalí que dialogam com as pinturas, provenientes do arquivo do Centro de Estudos Dalilianos, e desenhos criados para ilustrar o livro Cantos de Maldoror (1869), Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, e Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, proporcionando ao visitante uma viagem biográfica e artística pela carreira do pintor.
“O Brasil está vivendo um momento de efervescência cultural e de forte demanda por arte e novos conhecimentos. Com quase três anos de operação, o grupo já tem uma tradição de apoio a grandes projetos culturais e nosso objetivo é trazer contribuições que transformaram as artes e o pensamento, como as obras de Salvador Dalí”, afirma Fátima Lima, executiva de Sustentabilidade do Grupo BB e Mapfre.
A.C.
Revista Apólice