A Porto Seguro Transportes realiza amanhã, dia 16 de outubro, a partir das 8 horas, o encontro “Gerenciamento de Riscos em Transportes”, com foco em “Prevenção ao Roubo de Carga”. O treinamento, destinado aos motoristas de transportadoras seguradas pela companhia, ocorrerá nas dependências da corporação, em São Paulo.
O conteúdo abrange orientações sobre medidas preventivas contra o extravio de mercadorias durante o transporte; importância dos seguros para o Transporte Rodoviário de Cargas (TRC); rastreamento de veículos transportadores; integração de sistemas de segurança no estoque e armazenagem; técnicas de direção defensiva; entre outros temas.
“Os gerenciamentos de riscos têm como principal finalidade garantir operações de transporte mais seguras nas estradas, por meio de orientações práticas sobre como evitar ou proceder em eventuais situações de perigo”, explica Rose Matos, gerente do Porto Seguro Transportes. “A maior atenção dos motoristas quanto a esses cuidados é uma das mudanças mais perceptíveis observadas pelas empresas que já receberam os treinamentos”, completa Rose.
O material didático para o gerenciamento inclui apostilas, apresentações e vídeos em DVD sobre Direção Defensiva. No final, todos os motoristas recebem certificado de participação.
Aprovação
Ao longo do ano, o Porto Seguro Transportes realiza diversos treinamentos com motoristas de caminhão e outros profissionais de empresas e transportadoras seguradas pela companhia. Para o motorista Francisco Leite de Oliveira, que participou do último gerenciamento de riscos sobre roubo de cargas, em setembro, o conteúdo aprendido no encontro deve ser sempre compartilhado com outros colegas.
“Tenho que passar adiante esse conhecimento, para que mais motoristas saibam como evitar riscos”, comenta ele, que destaca ainda a importância da iniciativa para as empresas, já que a criminalidade se aperfeiçoa cada vez mais. “As transportadoras devem investir em ações preventivas para garantir a segurança de seus profissionais e evitar outros prejuízos”, completa o motorista.
Já o colega Hélio Roberto Sampaio, que também passou pelo treinamento, afirma estar mais atento a situações que ocorrem com frequência nas estradas, como os pedidos de “carona”, por exemplo. “Aprendi que devemos evitar essa prática, pois é difícil saber se aquela pessoa está bem ou mal intencionada”, observa.
Valmir Brustolin, diretor da Betel Transportes, empresa sediada na cidade de Cosmópolis (SP), destaca a metodologia aplicada nos gerenciamentos. “O conteúdo, tanto teórico quanto prático, é apresentado de maneira dinâmica e contribui para melhorar cada vez mais os procedimentos de transporte e preservar a integridade dos profissionais e da carga”, finaliza.
J.N.
Revista Apólice