A Rede D’Or São Luiz inaugurou nesta terça-feira (11/06) o Hospital Caxias D’Or, sua primeira unidade na Baixada Fluminense com 220 leitos (80 de terapia intensiva) e serviços de emergência adulta e pediátrica.
A emergência funciona sob a metodologia Smart Track de gestão do fluxo de pacientes e contará com salas de trauma e para pequenos procedimentos, uma retaguarda de 15 leitos com infraestrutura de UTI, incluindo um leito para pacientes em isolamento respiratório, e um elevador exclusivo para o deslocamento de pacientes graves diretamente ao centro cirúrgico e ao CTI. Os fluxos são desenhados para oferecer primeiro atendimento a casos não graves em até 20 minutos. O sistema já é utilizado em unidades da Rede D’Or São Luiz no Rio de Janeiro e em São Paulo.
De acordo com comunicado do grupo, todas as salas de cirurgia dispõem do sistema de fluxo laminar – tecnologia que cria cortinas de vento em torno da mesa de cirurgia que ajudam a evitar a disseminação de microrganismos. Está prevista a instalação de um tomógrafo multislice no CTI para agilizar o diagnóstico.
Duque de Caxias foi escolhida pela Rede por sua localização e importância regional, econômica e social. Com quase 900 mil habitantes, a cidade integra uma região de aproximadamente 4,5 milhões de habitantes, além de ser um ponto de encontro entre Serra, Ilha do Governador, Baixada Fluminense e São Paulo, graças a sua localização próxima à Rodovia Washington Luiz.
O Hospital Caxias D’Or contará, inicialmente, com cerca de 500 colaboradores contratados, 90% deles residentes no município. A expectativa é de um total de 2.200 vagas quando a unidade estiver operando em sua capacidade máxima. Além disso, a parceria já existente entre o Hospital Quinta D’Or e uma faculdade de medicina de Duque de Caxias para a qualificação de estudantes de áreas biomédicas deverá ser estendida ao Hospital Caxias D’Or, com o objetivo de integrar conhecimentos teóricos com a prática da realidade hospitalar.
A.C.
Revista Apólice