Ultima atualização 02 de junho

ANS apresenta proposta de ampliação das regras da portabilidade para planos

Em reunião com representantes do setor de saúde suplementar, de órgãos de defesa do consumidor e do Ministério da Fazenda, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) apresentou ontem, 1º de junho, no Rio de Janeiro, algumas propostas para a ampliação das regras de portabilidade de carências dos planos de saúde. A possibilidade de mudar de planos de saúde levando consigo as carências já cumpridas foi regulamentada pela Resolução Normativa nº 186 e implementada em abril de 2009.
O presidente da ANS, Mauricio Ceschin, frisou que “as novas regras são bem vindas e ajudam a construir uma situação melhor para o consumidor”, acrescentando que a Agência está atendendo a um anseio da população.

Entre as propostas, estão:
-Portabilidade das carências para os beneficiários de planos coletivos por adesão;
-Redução do prazo para as pessoas realizarem a portabilidade pela segunda vez - de dois anos para um ano;
-Implementação da portabilidade especial, para beneficiários em operadoras que estiverem em processo de liquidação extrajudicial;
-Divulgação do número de registro do plano de saúde na ANS na carteira de cada beneficiário;
-Acesso por parte dos beneficiários à rede prestadora referente a cada plano de saúde;
-Aumento de dois para quatro meses do prazo para o exercício do direito de portabilidade, após o aniversário.

As novidades propostas pela ANS ainda passarão por uma segunda Câmara Técnica, dia 13 de julho, antes de serem consubstanciadas em Resolução Normativa e encaminhadas ao Diário Oficial da União.

Balanço
Em um ano de vigência, mais de 260 mil pessoas consultaram o Guia de Planos de Saúde, um sistema eletrônico disponível no sítio da ANS que permite o cruzamento de dados para consulta e comparação dos planos de saúde existentes no mercado. Chegaram ao fim da consulta e imprimiram relatórios do sistema 12.270 pessoas. Exerceram, de fato, a mobilidade com portabilidade de carências 1.290 beneficiários de planos de saúde. Atualmente, há 7.429.508 de beneficiários aptos a buscar outro plano de saúde sem cumprir nova carência.
Para o diretor de Normas e Habilitação das Operadoras, Alfredo Cardoso, “os números mostram que o interesse do beneficiário foi grande, reforçando a necessidade de ampliação da informação e das condições nas quais a portabilidade pode ser exercida”.

A.B.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice