A Mapfre tornou-se a primeira seguradora da América Latina a implementar o Qapter, solução desenvolvida pela Solera com uso de inteligência artificial e inteligência visual para a estimativa e a gestão de sinistros. A adoção da tecnologia marca um novo avanço na parceria de 25 anos entre as duas companhias e está alinhada à estratégia de inovação da seguradora no país.
Desenvolvido a partir de dados reais de sinistros, o Qapter AI automatiza etapas do processo de avaliação de danos e busca ampliar a precisão técnica, a produtividade operacional e a padronização das estimativas. A ferramenta passa a integrar a operação da Mapfre Brasil em um contexto de crescente complexidade dos veículos e de maior pressão por eficiência e controle de custos.
A solução é estruturada em três módulos principais. O Qapter VIN permite a identificação detalhada de milhares de peças por meio do número de identificação do veículo, incluindo componentes ligados a sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS), como sensores e câmeras. Já o Qapter Intelligent Estimating utiliza inteligência visual para automatizar sinistros de baixa e média complexidade, no chamado modo touchless, além de oferecer o recurso Expert Co-Pilot, voltado ao apoio técnico dos peritos em casos mais complexos. O terceiro pilar, Qapter Analytics, reúne indicadores operacionais e estratégicos que auxiliam na tomada de decisão, como índices de reparabilidade e estimativas de emissões de CO₂ associadas aos reparos.
Segundo Roberto de Antoni, diretor de Operações da Mapfre, os primeiros resultados da implementação já são perceptíveis. “Já estamos observando benefícios concretos desde o início da operação com Qapter, como o aumento da produtividade e a melhoria da precisão na gestão de sinistros. Qapter eleva a qualidade e a consistência das estimativas de danos, ao mesmo tempo em que permite que nossos peritos tomem decisões mais rápidas, inteligentes e precisas”, afirma. “A ferramenta tem se mostrado uma aliada estratégica na aceleração da transformação do nosso negócio”.
Com a automação de estimativas de menor complexidade, a plataforma permite que os peritos concentrem sua atuação em ocorrências mais técnicas, ampliando a eficiência do processo como um todo. A integração dos dados também proporciona maior visibilidade operacional, desde a seleção de peças até o acompanhamento de indicadores de desempenho.
Para a Solera, a adoção do Qapter pela Mapfre Brasil representa um marco regional. “Estamos extremamente entusiasmados em avançar em nossa parceria de inovação com a Mapfre, agora ainda mais estratégica com a adoção do Qapter AI. A Mapfre passa a contar com a tecnologia de Inteligência Visual, que gera ganhos operacionais tangíveis, especialmente por meio do modo touchless, que automatiza sinistros de danos leves”, afirma Marcelo Picolo, diretor executivo para o Sul da América Latina na Solera. “Isso aumenta a precisão na seleção de peças e proporciona ganhos de produtividade para os reguladores que lidam com danos mais complexos”.
Segundo a empresa, o Qapter AI conecta diferentes agentes do ecossistema de sinistros, como seguradoras, montadoras, oficinas e parceiros de serviços, com base em dados estruturados e automação de processos. A expectativa é que a tecnologia contribua para a evolução do modelo de gestão de sinistros no mercado brasileiro, com foco em eficiência, padronização técnica e sustentabilidade operacional.




