Se tem uma carteira que reflete imediatamente a situação da economia brasileira, seu crescimento ou retração, é a de transportes. Seja na modalidade nacional ou internacional, ela é impactada pelas ondas de produção e consumo. A Revista Apólice conta como se dá este movimento.
Durante a pandemia, ela viu crescer a demanda por transporte de produtos importados principalmente da China. Quando a produção agrícola cresce, ou no período de colheita, aumenta a movimentação de cargas.
Pelo lado do gerenciamento de riscos, a crise econômica faz crescer a necessidade de tecnologias e gestão para evitar o roubo de carga. Normalmente, são aplicadas as mais diferentes técnicas, que vão de análise do perfil do motorista, passando pelo monitoramento das viagens até a elaboração dos roteiros menos visados por bandidos. São processos que se renovam com frequência, para garantir que estejam atualizados com as técnicas mais modernas e capazes de antecipar as necessidades dos transportadores.
Nesta edição, publicamos um Especial de Seguro Transporte, que mostra como a cadeia de suprimentos e a logística estão investindo em técnicas de gerenciamento de riscos e aplicabilidade do seguro para mitigar riscos, principalmente de roubo de cargas e de acidentes. A solução passa pela melhora da economia de forma macro, com investimentos em infraestrutura e segurança pública.
Apólice também traz nesta edição as soluções que algumas empresas estão oferecendo ao mercado para, junto com os clientes, buscar custos mais acessíveis para mitigar seus riscos de transporte.
Vivemos de desafios e isso é muito importante. Encontrar soluções viáveis é o objetivo dos profissionais que atuam neste setor.