O sistema de consórcios registrou crescimento expressivo em 2025, impulsionado pela expansão da modalidade como alternativa ao crédito tradicional. Nesse contexto, a Caixa Consórcio acompanha o movimento do mercado e projeta crescimento acima da média, apoiada em investimentos em inovação, digitalização e na ampliação do acesso ao produto.
Dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) indicam que o setor apresentou alta de 15,7% nas vendas até outubro de 2025, com 4,34 milhões de cotas comercializadas, mais de R$ 420 bilhões em créditos e cerca de 12 milhões de participantes ativos. O cenário reforça as perspectivas positivas para as administradoras que atuam no segmento.
Entre setembro de 2024 e setembro de 2025, a carteira de crédito da Caixa Consórcio avançou 56,5%. No mesmo período, a empresa alcançou R$ 44 bilhões em cotas ativas, consolidando sua posição entre os principais participantes do mercado. De janeiro a setembro, as vendas ficaram 35,4% acima do registrado no mesmo intervalo de 2024, reforçando a expectativa de encerrar o ano com crescimento consistente.
Segundo a companhia, esse desempenho está relacionado à revisão de processos e à digitalização da jornada do cliente. “Temos trabalhado inovação em todas as frentes da Caixa Consórcio desde 2021. Reestruturamos processos, simplificamos etapas e avançamos não apenas em tecnologia, mas na forma como colocamos a experiência do cliente no centro das decisões. Nosso foco é manter o cliente conosco pelo máximo de tempo possível e oferecer sempre as melhores alternativas e resultados em cada etapa da jornada”, afirma Elerson Leris, CEO da Caixa Consórcio.
A empresa também ampliou ações voltadas à educação financeira, à digitalização da jornada e ao fortalecimento da atuação conjunta com os canais da Caixa. O movimento da taxa Selic, apesar de desafiador para outras linhas de crédito, tem favorecido a expansão do consórcio, que vem ganhando espaço como alternativa de planejamento financeiro.
Dentro dessa estratégia, a Caixa Consórcio estabeleceu como meta ampliar sua participação entre os maiores grupos do setor, com atenção especial ao segmento imobiliário. “Nossa prioridade é colocar o cliente no centro, oferecendo a jornada digital mais simples do mercado e planos de pagamento diferenciados que atendam às expectativas de nossos clientes, como o Parcela Reduzida. Seguimos ampliando escala e presença comercial, com foco especial no segmento de imóveis. A excelência operacional, o incentivo à educação financeira e a inovação seguem guiando nosso trabalho, transformando tecnologia, dados e governança em resultados concretos. Além disso, fortalecemos a marca e a reputação da Caixa Consórcio com base em confiança, ética e transparência para liderar a evolução do setor”, completa Vanessa Cattinne, diretora Comercial da companhia.
Perspectivas para 2026
Para os próximos anos, a Caixa Consórcio vem estruturando iniciativas para ampliar sua atuação, incluindo a entrada no mercado secundário por meio da negociação de cotas canceladas. A expectativa é que as iniciativas relacionadas a esse mercado estejam implementadas até o fim de 2026.
A companhia também trabalha na revisão de processos internos, na modernização da comunicação e na melhoria da jornada do cliente. Entre as prioridades estão ajustes na esteira de entrega dos bens, revisão do atendimento na central e a internalização de processos antes executados por parceiros, com o objetivo de obter uma visão mais integrada da operação.
“A Caixa Seguridade acredita que a evolução do setor está ligada diretamente à transformação digital e à experiência do cliente. Em 2026, seguiremos fortalecendo essa visão, apoiando a Caixa Consórcio, uma das nossas empresas investidas, na construção de jornadas cada vez mais simples, seguras e inovadoras, que colocam o cliente no centro de cada decisão. Essa atuação reforça nosso compromisso em oferecer soluções financeiras acessíveis e sustentáveis, consolidando nossa posição como referência no mercado e preparando o caminho para um futuro ainda mais conectado e inclusivo.” Gustavo Portela, Presidente da Caixa Seguridade.




