Em um segmento tradicional como o de corretagem de seguros, a Insurtech Mobyz iniciou suas operações em 2025 com um modelo baseado no uso de inteligência artificial (IA) em 100% da cadeia de processos. Da construção da plataforma ao atendimento, passando por contratos e estratégias de marketing, a companhia estruturou sua operação com apoio de agentes virtuais. A empresa também implementou uma abordagem de Customer Success que mantém contato permanente com o segurado ao longo da apólice, revisitando a lógica atual de relacionamento no setor.
A Mobyz opera como uma DNVB (Digital Native Vertical Brand) e a aplicação de IA se estende a diferentes áreas. A plataforma digital foi construída com IA No-Code, usada para desenvolver a arquitetura do sistema. Contratos e documentos legais foram preparados com suporte de agentes especializados em questões jurídicas — posteriormente validados por profissionais para garantir conformidade regulatória. No marketing, a insurtech empregou análise de dados e agentes virtuais para definir segmentação, planejamento comercial, pesquisa de mercado, benchmark e estratégia de conteúdo.
A plataforma segue o modelo one stop shop, reunindo toda a jornada do cliente com seu automóvel: compra e venda do veículo, seguro, serviços mecânicos, solicitação de guinchos e motoristas. O roadmap inclui a ampliação para produtos como financiamentos, consórcios, pagamento de IPVA e outras soluções relacionadas ao automóvel.
No atendimento, a empresa adota uma experiência phygital. A jornada começa com chatbots e assistentes virtuais capazes de operar em escala nacional, mas migra para atendimento humano em etapas que exigem orientação consultiva, especialmente na contratação do seguro. “A IA nos permitiu estruturar a operação de forma escalável desde o início”, afirma Robson Campi, fundador da Mobyz. Ele destaca que o mercado costuma operar com baixo nível de relacionamento pós-contratação, o que abre espaço para criar valor ao segurado mesmo sem sinistro.
Ao contratar o seguro, o usuário passa a integrar o Mobyz Club, comunidade que oferece experiências, eventos, conteúdos e benefícios durante toda a vigência da apólice, tanto com a insurtech quanto com a seguradora escolhida.
O Mobyz Club funciona como um ecossistema de serviços. Os membros têm acesso a um portal para compra, venda e troca de veículos entre segurados da plataforma; todos os automóveis anunciados passaram por vistoria da seguradora, o que garante rastreabilidade do histórico. O clube também conta com uma rede credenciada de oficinas mecânicas, funilaria e pintura, que recebem um Selo de Qualidade para integrarem a plataforma. Os usuários têm descontos nos estabelecimentos.
Outro serviço envolve a conexão com motoristas particulares parceiros, também certificados pelo Selo de Qualidade, com desconto nas corridas. “A proposta é transformar a Mobyz em uma comunidade ampla, com temas que vão de mobilidade e mundo automotivo a saúde e bem-estar. O objetivo é alterar a lógica atual, em que o relacionamento com o seguro é passivo”, afirma Campi.




