fortalecendo seu compromisso com a qualificação e o aprimoramento da categoria de atuários e profissionais afins. Com um portfólio de cursos em expansão e crescente adesão, o instituto oferece conteúdos técnicos e de soft skills, em formatos ao vivo e gravados, reforçando sua atuação como referência na formação da classe.
O presidente do IBA, Giancarlo Germany, destaca a importância desse movimento. “A qualificação contínua é a base para a excelência na nossa profissão. Em um mercado em constante e rápida transformação, o aprimoramento técnico e o desenvolvimento de novas habilidades são inegociáveis. O IBA assume o papel de principal catalisador desse desenvolvimento, garantindo que o atuário brasileiro esteja sempre na vanguarda do conhecimento e pronto para os desafios do futuro”, afirma.
Entre as formações de maior destaque está o curso on-line ‘Inteligência Artificial na Prática para Atuários’, que já alcançou a marca de 100 inscritos, evidenciando o interesse crescente por temas de vanguarda, como a aplicação da IA na área atuarial.
O instituto mantém diversas oportunidades de capacitação com inscrições abertas, combinando o desenvolvimento de competências comportamentais e conhecimentos técnicos especializados. Entre elas:
- Fundamentos Ágeis para Atuários (soft skills): curso ao vivo on-line, nos dias 24 e 31/10, já conta com 20 inscritos;
- CPA para Atuários: curso gravado, com lançamento previsto para 27/10, já registra 40 inscritos;
- Subscrição e Precificação em Seguros de Vida em Grupos e Massificados – Impactos Técnicos, Contábeis e Comerciais: curso on-line ao vivo, com aulas aos sábados, de 25/10 a 13/12, e 20 inscritos confirmados.
Além dos cursos em andamento, o IBA já prepara novas turmas e relançamentos. Entre as novidades estão um curso on-line ao vivo de assessment e desenvolvimento pessoal e profissional, em parceria com uma empresa especializada, e o curso gravado ‘Fundamentos Atuariais Aplicados ao Mercado de Seguros’, previsto para novembro.
O instituto também prevê o relançamento do curso ‘Rito Processual – Parte I’, além do desenvolvimento inédito da Parte II e do módulo ‘Estudo de Aderência para Tábuas Biométricas’. Em áreas estratégicas, estão em planejamento os cursos ‘Desvendando Novas Fronteiras: O Papel Distinto dos Atuários em Áreas e Mercados Não Óbvios’ (benefícios aos empregados) e ‘Gestão de Capital’ (seguros).
Para 2026, o IBA já tem em pauta novas formações nas áreas de Saúde — com o curso ‘Conhecimento em Precificação de Saúde: Fundamentos e Regulamentação’ — e de Perícia. “Em um período de apenas quatro meses, o IBA lançou seis cursos, sendo dois já realizados. Temos uma segunda turma quase completa e cinco com inscrições em aberto. A visão estratégica da atual gestão é consolidar o IBA como referência em educação continuada, levando a Atuária a novas áreas e trazendo conhecimento de outros segmentos para dentro do instituto. Estamos implementando mudanças técnicas na realização, armazenamento, transmissão e participação dos cursos, visando maior segurança, comodidade e acesso dos alunos às aulas”, conclui Germany.
Os profissionais interessados em conhecer a grade completa de cursos e realizar sua inscrição podem acessar o portal oficial do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA).