A Icatu Seguros, maior seguradora independente do Brasil com atuação em seguro de Vida, Previdência e Capitalização, ficou em 1º lugar na categoria Capitalização e Seguros na 2ª edição do Prêmio GT de Disrupção em Inovação, que reconhece os projetos mais inovadores do ecossistema de inovação do Brasil.
O prêmio destaca a excelência da companhia no projeto de adequação ao modelo regulatório do Open Insurance, iniciativa que tem por objetivo padronizar o compartilhamento de dados no setor de seguros com segurança e transparência. O projeto da Icatu obteve a nota mais alta no Score de Disrupção em Inovação (SDI), que mede a inovação segundo critérios como engajamento, natureza das atividades, riscos e barreiras de desenvolvimento, conteúdo e grau de inovação.
“Temos investido em tecnologia, dados e analytics com uma base robusta que consideramos essencial para acompanhar e responder os avanços do mercado. Esse projeto vai além do cumprimento de uma exigência regulatória ao promover maior transparência, autonomia e competitividade no setor, colocando o cliente no centro da experiência”, afirma Rachel Bonel, Diretora de Controles Internos e Dados do Grupo Icatu e Presidente da Comissão de Open Insurance da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).
Com histórico de pioneirismo no setor, a Icatu tem investido em soluções de inteligência artificial para transformar a experiência de corretores e clientes. Entre as iniciativas estão a A.V.I. (Assistente Virtual Icatu), que agiliza em até 85% o tempo de cotação para seguros de vida, o Speech Analytics, que analisa interações de voz no pós-venda para aprimorar a experiência do cliente, e o Score de Vida, que usa IA e machine learning para acelerar processos de aceitação de risco e ofertas pré-aprovadas em segundos. A companhia também testa o uso da IA generativa (Co-pilot) em parceria com a Microsoft para ampliar ganhos de produtividade