A Mapfre conquistou o primeiro lugar no novo Ranking da Atuação Socioambiental de Instituições Financeiras (RASA), elaborado e divulgado no último dia 19 pela Associação Soluções Inclusivas Sustentáveis (SIS). Entre as 13 seguradoras avaliadas, Bradesco Seguros e Allianz completam o pódio.
Foram analisados 28 temas ligados à agenda ASG, como mudanças climáticas, biodiversidade e diversidade. “Ainda há uma compreensão limitada sobre o que compõe a agenda ASG. O conceito vai além das questões ambientais e abrange aspectos como saúde no trabalho, impactos em comunidades tradicionais e combate à corrupção”, afirma Luciane Moessa, diretora da SIS.
Apesar da presença de produtos como seguros para veículos elétricos e painéis solares, o estudo mostra que o setor está distante de incorporar efetivamente critérios ASG em suas políticas e investimentos. A pontuação máxima foi de 12,8 (Mapfre), e o desempenho médio foi baixo — a última colocada, Itaú Seguros, obteve apenas 0,25.
O levantamento também aponta falhas na consideração de riscos ASG no processo decisório, transparência dos investimentos e ausência de critérios para avaliar empresas financiadas ou seguradas, algumas envolvidas em ilícitos socioambientais.
“A sustentabilidade ainda não chegou ao core business. Normalmente, está restrita a áreas como Marketing ou Relações Institucionais”, critica Luciane.
Durante o evento de apresentação do relatório, especialistas reforçaram a necessidade de maior transparência e responsabilidade. Karina Feliciano (IDEC) destacou a baixa clareza sobre os investimentos. Luís Meneses (Global Canopy) apontou a estagnação do setor em relação à edição anterior do ranking. Merel van der Mark (Forest & Finance) ressaltou a importância de políticas de investimento mais transparentes.
Criado em 2023, o RASA avalia instituições financeiras com base em 30 critérios ASG e considera apenas informações públicas ou fornecidas pelas empresas durante o prazo estipulado.
O relatório completo pode ser acessado em rasa.org.br/resultados-do-rasa.
N.G.