Ultima atualização 09 de abril

Como engajar seus colaboradores com um pacote estratégico de benefícios

Em artigo, Bruno Iannuzzi, CEO de Benefits da MDS Brasil, explica como os benefíios contribuem para a produtividade dos colaboradores

Nos últimos anos, o ambiente corporativo passou por transformações profundas. A pandemia redefiniu prioridades, acelerando mudanças no relacionamento entre empresas e colaboradores. Nesse contexto, os benefícios corporativos deixaram de ser meros complementos salariais e se tornaram ferramentas estratégicas para atrair, engajar e reter talentos.

De acordo com uma pesquisa da Harvard Business Review, colaboradores felizes são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores. Esses números evidenciam que o bem-estar no ambiente de trabalho não é apenas um diferencial, mas um elemento essencial para alcançar melhores resultados organizacionais.

pesquisa sobre benefícios da Robert Half 2024 indica que 77% dos participantes consideram relevante modificar os benefícios em resposta às transformações no mercado de trabalho. Esse dado evidencia a compreensão de que é essencial atualizar os benefícios para alinhar-se às necessidades individuais.

Um bom pacote de benefícios deve atender às principais necessidades de saúde e bem-estar do colaborador. Planos de saúde abrangentes são prioridade, mas é essencial que pensemos para além disso, com ofertas de ações, como terapias online e programas preventivos, por exemplo.

O trabalho híbrido se consolidou, e benefícios que o complementam, como auxílio home office e dias de folga extras, estão cada vez mais valorizados. Além disso, programas de educação continuada, previdência privada e assistência financeira contribuem para a segurança dos colaboradores e de suas famílias. O uso de plataformas tecnológicas para a gestão e comunicação de benefícios também se destaca como uma tendência crescente.

Uma política de benefícios bem estruturada não apenas valoriza o colaborador, mas também oferece vantagens significativas para a organização, como aumento da produtividade e maior capacidade de atrair e manter os profissionais. Para que um programa de benefícios seja eficiente, ele precisa ser desenvolvido com base em dados e alinhado aos objetivos da empresa e às expectativas dos colaboradores. Para isso, é preciso identificar suas principais necessidades e demandas.

Nesse cenário de inovação na gestão de benefícios, a MDS lançou a Pesquisa de Benefícios 2025, uma iniciativa que visa mapear as principais tendências e moldar o futuro do setor com a colaboração de profissionais de RH de todo o Brasil. Ao compartilhar suas experiências, esses profissionais contribuirão para uma análise aprofundada da gestão de benefícios, gerando insights que permitirão às empresas agir de forma mais estratégica, beneficiando negócios e colaboradores.

Junte-se a nós nessa jornada! Com sua participação, vamos identificar as melhores práticas do mercado e impulsionar a evolução do setor. Afinal, engajar colaboradores com benefícios é uma via de mão dupla: ao cuidar deles, a empresa também fortalece seu próprio futuro.

*Bruno Iannuzzi, CEO de Benefits da MDS Brasil

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