Ultima atualização 05 de janeiro

Inteligência Artificial ajuda a controlar o absenteísmo em clínicas e hospitais

Inteligência artificial é usada para soluções que compreendem a confirmação de presença para conter o absenteísmo.

O uso da Inteligência Artificial (IA) revolucionou a maneira como clínicas e hospitais lidam com o absenteísmo. A Nina Tecnologia utiliza redes neurais para compreender texto e áudio, interpretando respostas de maneira semelhante ao cérebro humano. Essa capacidade de comunicação eficiente aumenta consideravelmente a taxa de resposta e, consequentemente, a presença, reduzindo o absenteísmo em cerca de 30%.

“Conseguimos nos comunicar com os pacientes de forma extremamente humanizada, o que torna o processo mais eficaz e reduz consideravelmente as ausências”, afirma Elinton Dozol Machado, CTO da Nina Tecnologia.

Ele acrescenta que o paciente tem flexibilidade e autonomia na interação com a tecnologia, o que melhora significativamente sua experiência.

As integrações da empresa, que tem sede em Santa Catarina, são automatizadas e contemplam todas as etapas que envolvem a jornada de comunicação com o paciente, desde as mensagens que antecedem consultas ou exames (confirmação, lembrete, reagendamento de cancelados, motivo de cancelamento e check-in online), até o pós, equivalente a envio de pesquisa de satisfação, link do laudo, lembrete de retorno e avisos personalizados.

Nesse processo da jornada também são estabelecidas as informações que o paciente precisa saber sobre o seu exame ou consulta, a fim de prepará-lo para o compromisso médico. Após o uso da solução, o Hospital Fundação Ouro Branco (FOB), de Minas Gerais, também percebeu mudanças. Apenas nos primeiros cinco meses de uso da plataforma, realizou 14,8 mil novos atendimentos e mais de 57 mil confirmações de agenda ou cancelamentos foram convertidos em novas consultas e exames.

A jornada do paciente

Uma plataforma acompanha o paciente em todas as etapas, desde o agendamento, que pode ser realizado a qualquer momento via chatbot, até o pós-atendimento, com lembretes e pesquisas de satisfação. A confirmação de consultas pode ser feita por texto ou áudio, atendendo às preferências dos usuários e eliminando barreiras de comunicação. No dia da consulta, o check-in com reconhecimento facial garante praticidade.

“O paciente tem flexibilidade e autonomia ao interagir com nossa tecnologia, o que melhora significativamente sua experiência”, ressalta Machado.

Além de combater o absenteísmo, a IA otimiza a agenda médica ao preencher vagas disponíveis rapidamente, aumentando a eficiência e a rentabilidade das instituições de saúde. A satisfação do paciente também melhorou com um atendimento mais ágil e personalizado, refletindo em avaliações positivas.

Seguindo a LGPD, a Nina Tecnologia garante a privacidade e a segurança dos dados dos pacientes por meio de criptografia e anonimização. Segundo Machado, o maior desafio foi treinar a IA para interpretar múltiplos contextos e garantir uma interação humanizada. Hoje, a plataforma não apenas comunica, mas também auxilia na tomada de decisões com painéis detalhados, permitindo uma gestão estratégica mais eficiente.

Para Machado o impacto positivo da Inteligência Artificial é inegável, posicionando-se como um elemento essencial na melhoria da gestão e experiência no setor de saúde.

“O uso de uma plataforma de IA como a Nina não é apenas um avanço tecnológico, mas uma necessidade para se destacar em um mercado competitivo e oferecer serviços de excelência”, conclui Elinton Machado.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice