Ultima atualização 18 de outubro

América Latina pode alcançar US$ 350 bilhões no mercado de seguros

De acordo com um estudo da McKinsey & Company, apesar de ter muito espaço para crescer, Brasil é o maior mercado segurador da América Latina

O mercado de seguros na América Latina passa por grande transformação, sendo o que mais cresce no mundo. Entre 2011 e 2022, os segmentos de seguros de vida e “não vida” duplicaram e triplicaram na região, respectivamente. Se alcançasse a mesma penetração de seguros dos mercados maduros, a região poderia atingir US$ 350 bilhões, quase o dobro do tamanho atual. Essas são as conclusões do estudo Global Insurance Report 2023, da McKinsey & Company, que analisou dados de nove países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Panamá e Peru.

O crescimento do setor de seguros latino-americano é parcialmente atribuído ao maior acesso dos consumidores a ferramentas de mercados desenvolvidos, como contas bancárias e smartphones, que tornaram os produtos mais acessíveis. Ano passado, o mercado na região atingiu prêmios brutos subscritos de US$174 bilhões, o que representa 16% de expansão referente ao ano anterior. Para Roberto Marchi, sócio sênior da consultoria e um dos autores do relatório, dois fatores tornam, então, a indústria no Brasil muito atrativa: o crescimento robusto e o potencial que ainda tem para capturar. “A América Latina emerge como um dos mercados de seguros que mais cresce no mundo, e o Brasil representa uma parcela significativa”.

O estudo também aponta que há diferenças fundamentais entre os países latino-americanos, como explica Christopher Craddock, especialista sênior da McKinsey. “Os mercados da região são muito heterogêneos, e apresentam vários níveis de maturidade. O Brasil é um dos mais desenvolvidos, mas enfrenta os mesmos desafios estruturais que seus pares. Existe, ainda, desafios de grande lacuna de proteção de seguros na região, como de renda, cultura de seguros e inclusão financeira”. Outro desafio diz respeito às despesas médias, incluindo comissões e despesas administrativas, que são significativamente superiores às da Europa, o que torna necessário concentrar-se na automação e na eficiência de custos.

Ao aprofundar a análise entre as instituições do setor, o relatório detectou que as seguradoras locais lideram na América Latina, com maior relevância no segmento de vida. Por outro lado, as internacionais marcam presença nos ramos ‘não-vida’, alavancando as suas redes globais e capacidades de retenção de riscos. Esse mercado, ainda, passa por uma mudança em direção à inovação. As companhias tradicionais têm investindo em novos produtos e na digitalização, enquanto as insurtechs colaboram com seguradoras para melhorar a distribuição e os serviços, o que representa uma possibilidade de evolução para o setor evoluir e se adaptar às novas demandas dos consumidores.

“Digitalização e personalização das interações com clientes, assim como a melhoria da experiência dos canais (corretores, bancassurance e outros distribuidores) são alavancas essenciais que permitirão capturar o potencial de seguros que existe no Brasil”, afirma Roberto Marchi. Para a consultoria, é essencial que os atores do setor desenvolvam modelos de negócio que possibilitem alcançar segmentos que ainda não são atendidos, como a população de menor renda e as pequenas empresas.

Fatores que contribuirão com a continuidade do desenvolvimento da região, são, portanto, especial atenção à lacuna de proteção, à diversificação dos canais de distribuição, à inovação e à eficiência operacional. “As novas tecnologias e ferramentas estão disponíveis, o que trará diferenciação competitiva é a capacidade e velocidade de execução das seguradoras para capturar essas oportunidades, conclui Marchi.

Na avaliação da McKinsey, é crucial que as seguradoras, os reguladores e as partes interessadas trabalhem em conjunto para usufruir destas oportunidades e enfrentar os desafios de forma eficaz. Este é o momento ideal para agir, com o intuito de aproveitar o excelente ciclo da indústria de seguros na América Latina.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO