Ultima atualização 02 de outubro

FIDES 2023: Tony Blair afirma que Brasil deve liderar grupo de países do Sul Global

Em sua participação na Fides Rio 2023, o ex-primeiro ministro britânico ressaltou a necessidade de investimentos em energias renováveis e na transformação digital

EXCLUSIVO – O ex-primeiro ministro britânico, Tony Blair, afirmou que o Brasil pode ser um líder no bloco de países do Sul Global. “Um país pode obter destaque por sua atuação geopolítica ou pelo sucesso da sua economia. O Brasil está avançando em suas reformas, agora precisa cuidar do debate da transição energética e da preservação das matrizes de energia limpa”, afirmou durante sua apresentação na Fides 2023. Ele lembrou que o país sediará a reunião da Cop 30, em 2025.

Tony Blair na Fides Rio 2023

A posição do Brasil nas discussões das mudanças climáticas é fundamental, uma vez que ele possui a floresta amazônica e tem 80% da sua eletricidade gerada por energia limpa, enquanto muitos países ainda dependem inteiramente de combustíveis fósseis. “O equilíbrio entre o uso das energias é fundamental para garantir a sustentabilidade dos sistemas”, acrescentou Blair. Para ele, é preciso planejar a transição, porque mesmo que o mundo atinja as metas de 2050, ainda teremos 20% dos países dependendo dos combustíveis fósseis.

As pessoas falam em muito dinheiro para investir em mudanças climáticas, mas muito deste dinheiro está em fundos de longo prazo que garantem a aposentadoria de muitas pessoas e necessitam de retorno e lastro.

Blair aposta na transformação digital como fonte de mudanças significativas para Governos e empresas. Para ele, os serviços públicos podem ser grandemente desenvolvidos a partir da digitalização. Citou exemplos de aplicação de tecnologia nos sistemas públicos de saúde e educação. “Não há possibilidade de desenvolvimento em locais sem energia ou conectividade”, apontou.

O setor de seguros tem grande importância para o desenvolvimento econômico. Não é apenas um negócio, mas um setor que apoia o desenvolvimento sólido e ação das indústrias e dos serviços. “O meu único pedido é que o setor de seguros pudesse ser mais audacioso em relação à sua própria importância para a economia”.

O debate sobre o clima é importante porque é preciso de tirar das mãos dos políticos em campanha e passar para o Poder Legislativo. “É preciso fazer os países terem mais energia renovável, mas para receber o financiamento desta transição enérgica os governos terão que arrumar a casa.

Blair aconselhou: “os políticos em geral ficam confortáveis falando sobre temas dos quais não conhecem. Acho que a segurança cibernética, com a inteligência artificial, tem proposta boa, mas que pode ser olhada com objetivos ruins. O desafio é como se proteger das capacidades e habilidades de quem faz os ataques cibernéticos. Os governos precisam de ajuda, porque a medida que a tranformação digital acelera, haverá mais possibilidades de uso de ataques para causarem destruição na vida das pessoas”.

Por isso ele apontou a necessidade do mercado de seguros olhar para a ciber segurança. “Muitos dos líderes estão aqui presentes e, se eu fosse um líder, focaria na transformação digital, principalmente na área de serviços”.

Kelly Lubiato, do Rio de Janeiro
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO