Ultima atualização 27 de julho

A linguagem certa para o cliente digital

É preciso ouvir o cliente de forma atenta para oferecer o que ele deseja, pelo canal que lhe for mais conveniente

EXCLUSIVO – O ambiente digital transformou a forma das empresas se comunicarem com o cliente. Para ser mais assertivo nas respostas é preciso entender o que o consumidor deseja. Em um dos paineis do CQCS Insurtech & Inovação, o tema foi discutido pelas pessoas responsáveis pela comunicação, e que auxiliam o mercado a se aproximar da sociedade.

Cinthia Kato, Chief Marketing Officer da Icatu Seguros, contou que no final do século XIX, as pessoas passaram a se preocupar com o seu patrimônio. No início da década de 2000, a preocupação foi com o crescimento do patrimônio e, agora, as pessoas passaram a se preocupar com a sua vida. “Além das mudanças na mentalidade da sociedade, há uma nova variedade de canais de comunicação. Se antes a comunicação era passiva, ela evoluiu para um diálogo, ouvindo o que o consumidor quer saber, um olhar comportamental. Ainda temos que contar com a força do poder do algoritmo, principalmente em termos de ‘pessoalização’ dos negócios e da comunicação”.

Simone Cesena, diretora de marketing da SulAmérica, afirmou que o Brasil é o terceiro pais do mundo em termos de conexão; o 1º país da América Latina. O consumo de mídia social mensal é de 46 horas, com 3,5 bilhões de buscas por dia. A busca por seguros é quase 4 x maior que a busca por empréstimos e 70% das pessoas já fazem as buscas com intenção de consumo.

Simone enfatizou que é parte do trabalho da seguradora captar informações no digital e entregar para que os corretores trabalhem estes leads. “Já conseguimos gerar mais de 300 mil leads. Hoje, mais de 5 milhões de PME’s já estão no whatsapp, que é o app mais utilizado no Brasil. O mais importante é falar com o público certo no momento mais propício para o cliente”.

Alexandre Nogueira, diretor de marketing da Bradesco Seguros, informou que o Brasil está entre as 10 nações que mais acessam as redes sociais. A presença da seguradora no Tik Tok foi a forma de atingir um público em formação. “Se não for assim, estaremos fora do jogo”, declarou.

O mundo é physigital e a recomendação para todos é estudar o público e a sua jornada diária, para falar com ele em qualquer lugar, da forma mais adequada.

“As pessoas já são 5.0 e precisamos estudar o novo mundo. O Grupo Bradesco Seguros é um ecossistema de seguros em prol das “pessoas”. O importante é praticar o ato de escuta ativa, que temos feito ao longo de tempo. Temos uma responsabilidade enorme porque um mundo sem seguro existe, mas é preciso criar condições para que as pessoas construam novas pontes”, alertou Nogueira, citando a escritora Marta Angelou.

As pessoas podem não lembrar exatamente o que você fez, ou que você disse, mas elas sempre lembrarão como você as fez sentir

Maya Angelou

Kelly Lubiato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock