Ultima atualização 02 de junho

Construindo relacionamentos: A experiência omnichannel no mercado de seguros

Uma experiência omnichannel é capaz de criar vínculos mais fortes entre a seguradora e o segurado, contribuindo para o aumento da fidelidade e chances de retenção do cliente

Com o avanço da tecnologia, a transformação digital tem apresentado diferentes recursos para auxiliar as atividades dos negócios em vários segmentos, e o setor de seguros não poderia ficar de fora. Para atender às demandas dos consumidores modernos, que exigem rapidez e praticidade, as seguradoras têm investido em novas ferramentas para se adaptar ao ritmo acelerado do mercado atual. Dito isto, a estratégia omnichannel se apresenta como uma excelente forma de otimizar o diálogo com o cliente e aprimorar sua experiência. Mas como tudo isso funciona?

Uma estratégia omnichannel consiste na integração de todos os canais de comunicação e vendas disponibilizados por uma empresa, como o website, WhatsApp, Instagram, Facebook Messenger, Email e SMS. Esta abordagem busca proporcionar uma experiência de compra e atendimento contínua e personalizada, permitindo que os clientes iniciem uma interação em um canal e finalizem em outro, sem perder informações ou precisar repetir suas solicitações. Em outras palavras, seu objetivo é proporcionar uma experiência livre de interrupções, independente do canal utilizado pelo consumidor.

Ronald Bragarbyk (FOTO: Gabriel Reis)

No mercado de seguros, a adoção da estratégia omnichannel é uma excelente aliada para fortalecer o relacionamento com o cliente e estar sempre à frente em termos de qualidade no atendimento. Afinal, na ocasião do surgimento de qualquer necessidade advinda do segurado, ele passa a ter uma ampla gama de possibilidades para solicitar apoio e tirar dúvidas.

Nesse sentido, a implementação de chatbots também surge como uma alternativa para aprimorar o atendimento das seguradoras. Programados para responder de forma instantânea, eles podem ser treinados com diferentes informações que envolvem desde apólices e produtos até dúvidas comuns sobre seguros. Assim, o cliente recebe um atendimento rápido e confiável, e caso sua solicitação necessite de mais apoio, o chatbot pode direcionar a solicitação para o canal adequado.

Seguindo esta lógica, ser uma empresa omnichannel também apresenta vantagens internas na eficiência operacional das seguradoras. A integração de sistemas e processos em diferentes canais resulta na redução de esforços para buscar informações, otimizando o tempo de trabalho e a produtividade das equipes de vendas e atendimento, o que também significa a redução de custos.

Outro ponto importante na integração dos canais é a obtenção de mais clareza acerca do comportamento do consumidor. Por meio da obtenção de dados de diferentes fontes, é possível ter uma compreensão melhor acerca das necessidades e preferências do segurado. Desta forma, torna os produtos e serviços oferecidos mais personalizados e relevantes.

Em suma, uma experiência omnichannel é capaz de criar vínculos mais fortes entre a seguradora e o segurado. Quando bem executada, oferece conveniência, suporte consistente e personalização do atendimento, contribuindo para o aumento da fidelidade e chances de retenção do cliente.

* Ronald Bragarbyk, Regional Director LATAM da CM.com

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock